
2024 foi iniciado com o reconhecimento da DUECEIRA pelo PEPAC*, na qualidade de GAL- Grupo de Acção Local e a aprovação da Estratégia de Desenvolvimento Local Dueceira2030, no âmbito da Medida LEADER/DLBC Rural, para o seu território de intervenção.
Já com um histórico de actividade com quase 30 anos de experiência na gestão das Iniciativas Comunitárias LEADER II, LEADER+, Eixo LEADER do PRODER e DLBC/LEADER do PDR2020- Programa de Desenvolvimento Rural, a DUECEIRA dá assim continuidade ao trabalho desenvolvido no território para este novo período de programação, nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares. O concelho de Penela, o qual integra estatutariamente o território de sua abrangência, surge identificado como um concelho de ligação com outra intervenção territorial (Terras de Sicó) mas, em que o trabalho quotidiano é articulado em rede e em cooperação, catalisador de iniciativas nas quais a Serra da Lousã e as Terras da Chanfana são observadas como elemento congregador de uma identidade.
Superada esta 1ª. fase do concurso DLBC- Desenvolvimento Local de Base Comunitária– Reconhecimento dos Grupos de Acção Local e Selecção das EDL – Estratégias de Desenvolvimento Local (2023/2027), na sua componente rural, decorrerá em breve a 2 ª. fase da candidatura que estabilizará o Plano de Acção e as Medidas de apoio a implementar neste período de programação.
Finalmente e porque, efectivamente, JUNTOS TEMOS VOZ ACTIVA E SOMOS MAIS FORTES!!, ainda de realçar que este reconhecimento resultou do excelente trabalho em rede desenvolvido localmente com envolvimento e participação activa de toda a parceria na definição das intervenções futuras.
Por tal, ASSUMIMOS O NOSSO AGRADECIMENTO PÚBLICO A TODOS OS AGENTES, ASSOCIADOS E PARCEIROS, QUE PARTILHAM, VALORIZAM E TRABALHAM DIARIAMENTE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, CONSUBSTANCIANDO A INTERVENÇÃO PRECONIZADA PELA DUECEIRA.
Recorde-se ainda que esta parceria foi consolidada com a assinatura da Carta de Parceria e Compromisso DLBC DUECEIRA2030 em assembleia de associados/parceiros realizada a 12 de Julho 2023, durante a qual, foi apresentada e aprovada a lógica de intervenção para o próximo período de programação 2023-2027, consubstanciada num retrato exaustivo do território e nas linhas estratégicas de actuação a implementar.