
De 20 de Outubro a 1 de Novembro, os “Sabores de Outono” voltam à mesa dos 21 restaurantes aderentes, e prometem fazer as delícias dos milhares de visitantes que são esperados.
O Festival Gastronómico “Sabores de Outono” – uma organização da Câmara Municipal que conta com a parceria da Associação Empresarial Serra da Lousã – consolidou-se como um dos eventos gastronómicos com mais relevo na região e que prima pela utilização de produtos endógenos como a cabra, o cabrito, o coelho, o javali, a castanha, a abóbora, os cogumelos e tantos outros, aproveitando o saber fazer tradicional a que se junta uma pitada de inovação e de novas abordagens gastronómicas, conjugadas com a utilização já habitual de produtos premium, como são o Mel DOP Serra da Lousã e o Licor Beirão.
Este ano, e durante os 13 dias do Festival que englobam um fim de semana prolongado, os lousanenses e os visitantes do Festival contarão com um programa de animação e eventos paralelo ao Festival e que oferecerá, pelo menos, “Um evento por dia…” em todos os dias, com excepção do dia 1 de Novembro. Apresentações de livros, caminhadas, visitas guiadas, ateliers de marionetas, sessões culturais para os mais pequenos, “Bolinhos e Bolinhós” e outras atividades prometem preencher o calendário. Um dos momentos de destaque será a visita guiada à Exposição “Retratos Contados”, de Ruy de Carvalho, e que contará com a participação do renomado actor.
Descontos em estadias, ofertas de produtos, passeios guiados
e outras atividades
Além do programa de animação e actividades, a Câmara Municipal voltou a desafiar os agentes locais a criar ofertas promocionais para os participantes no Festival que incluem descontos em estadias, ofertas de produtos, passeios guiados e outras atividades.
Estas promoções juntam-se a uma iniciativa já tradicional da autarquia que possibilita que os participantes do Festival, através do preenchimento de um inquérito, fiquem habilitados a 3 prémios a sortear no final do Festival e que incluem dormidas, refeições e cabazes de produtos locais.Para o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “a gastronomia na Lousã é um forte motivo de atração de visitantes, graças à qualidade da nossa oferta gastronómica e que se nota durante todo o ano, mas com especial destaque durante este tipo de eventos”, considerando ainda que “tal como já aconteceu com o Festival Gastronómico da Chanfana e com os Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito, contamos com uma elevada adesão, para a qual também contribuirá, certamente, o programa de animação que preparámos para cada um dos dias do evento”.
Restaurantes participantes
Cervejaria Universal, Churrasqueira Borges, Churrascaria GalinhAmiga, Churrasqueira Manuel da Póvoa, Manjar da Villa, Maria das Tapas, O Bairro – Restobar, Restaurante À Terra – Octant Hotel, Restaurante Adega da Villa, Restaurante Alto do Padrão, Restaurante Casa Bacalhau, Restaurante Casa Velha, Restaurante Mimosa da Beira, Restaurante O Burgo da Lousã, Restaurante Sabores da Aldeia, Restaurante Ti’ Lena, Restaurante /Taberna do Talasnal, Restaurante Tradição.Come, Restaurante Villa Lausana, Taberna Burguesa e Verdini Coffe & Healthy Food.
Programa de animação e atividades
21 de Outubro – 11 horas, Teatro de Caixa, pela Companhia Realejo | Mercado Municipal; 15h30, apresentação da obra “Magnitude humana” | de Patrícia Maurício | Biblioteca Municipal Comendador Montenegro; e 21h30, “Circo Poeira”, de Caio Stolai | MOMO – Museu do Circo.
22 de Outubro – 11 horas, atelier Sabores de Outono, para crianças | Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques.
23 de Outubro – Ateliers de Construção de Marionetas de Sombra, com a CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares (sessões para o 2.º Ciclo) e sessões para Jardins de Infância – “Para que Servem as Mãos”, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora.
24 de Outubro – Dia Municipal da Igualdade. Ateliers de Construção de Marionetas de Sombra, com a CTEP- Companhia de Teatro Experimental de Poiares (Sessões para o 2.º Ciclo); sessões para Jardins de Infância – “Para que Servem as Mãos”, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora e sessões para o 1.º Ciclo – “As Laranjas Doces do Jesuita”. Jardins de Infância – “Para que Servem as Mãos”,
25 de Outubro – Sessões para Jardins de Infância – “Para que Servem as Mãos”, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora; sessões para o 1.º Ciclo – “As Laranjas Doces do Jesuíta”; e 15 horas, leitura da história para crianças, “Não mexer, o mel é meu” | Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.
26 de Outubro – 15 horas, visita guiada à Exposição “Retratos Contados”, de Ruy de Carvalho, pelo próprio; sessões para Jardins de Infância – “Para que Servem as Mãos”, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora; e essões para o 1.º Ciclo – “As Laranjas Doces do Jesuíta” – MAVL
27 de Outubro – Sessões para Jardins de Infância – “Para que Servem as Mãos”, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora; e essões para o 1.º Ciclo – “As Laranjas Doces do Jesuíta”.
28 de Outubro – 21h30, Palhinhas, a História de um Espantalho, pela Companhia de Teatro Krisálida | MOMO – Museu do Circo.
29 de Outubro – Oferta de postal “Canastra”, (cesto para colocar as castanhas apanhadas na serra) | Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques.
30 de Outubro – 21 horas, Caminhada Sabores de Outono | Parque Municipal de Exposições.
31 de Outubro – 21 horas, Bolinhos e Bolinhós | Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.
Magnolias Cottage – AL: desconto de 10% em estadia; Casa das Condessinhas: desconto de 30%, no valor da segunda noite, em reservas de 2 noites, só no período do Festival; Cerdeira Home for Creativity: para estadias mínimas de 2 noites com PA, oferta de cabaz regional para duas pessoas; AL Palheiro do Malgas: desconto de 20%, em estadia mínima de 2 noites, só no período do Festival; DNA Travels & Events: Passeio das Aldeias de Xisto, dias 21; 22; 28 e 29 de Outubro, com inscrição prévia, no valor de 15 euros (abaixo do valor habitual).