LOUSÃ: Teatro Municipal com programação diversa e de qualidade

Na segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, apresentou no Teatro Municipal da Lousã “uma programação de qualidade, direcionada a públicos diversos e que comprova o compromisso da autarquia com a oferta cultural no concelho”.

Uma programação para o 1.º semestre de 2025, da qual se destacam grandes nomes da música como Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Jorge Palma, Linda Martini, Sara Correia, Manel Cruz, Bárbara Tinoco e que inclui ainda a Gala do 35.º aniversário da Companhia Marimbondo, “Coro dos Amantes” de Tiago Rodrigues, “Amigos da Treta” com Aldo Lima e José Pedro Gomes, “Encantados de servi-lo” de Paulo Ribeiro, “Snobe” de Carlos Coutinho Vilhena, “Heróis do Impossivel” de João Garcia com Catarina Wallenstein e Pedro Lacerda, “As Quatro Estações de Vivaldi” com os Músicos do Tejo, “Estrada de Terra” de Tiago Correia com André Júlio Teixeira, Inês Curado e Pedro Lamares, “O Sonho de Alice” pela Academia de Bailado da Lousã e o “Auto da Barca do Inferno” pela Companhia de Teatro de Braga são algumas das propostas.

O presidente da Câmara Municipal não deixou de assinalar ainda que “desde a sua reabertura a 4 de Outubro já foram mais de 5000 pessoas que assistiram a espetáculos neste renovado equipamento cultural”, destacando que o “investimento que foi feito nesta intervenção transversal no Teatro Municipal da Lousã, que criou as condições adequadas para trazer espetáculos das mais diversas áreas à Lousã e que têm como ponto comum a qualidade que apresentam, de nível nacional ou mesmo internacional” e manifestando  “a satisfação de se registarem, em vários espetáculos, a participação de grupos ou artistas locais, contribuindo assim para a valorização da produção cultural do concelho, o que sempre foi um objetivo deste executivo”.

De portas abertas, a programação do Teatro Municipal da Lousã pretende habitar e movimentar o novo espaço do concelho, possibilitando novas formas de apresentação.

Assim, a ação cultural do Teatro neste semestre desdobra-se em propostas de teatro que refletem sobre as relações humanas, dança que contempla a densidade de corpos em confronto, música que evoca a vida na escrita de canções e o regresso do cinema.

O projeto artístico estimula o envolvimento e experimentação, captando um público diverso de diferentes faixas etárias e contextos sociodemográficos. Para que a história local encontre uma ideia de futuro, a programação fora de portas pretende formar novos palcos de capacitação, trabalhando em espaços inusitados que (re)vivam a memória coletiva.

A participação ativa no território, em transformação constante, requer mecanismos de facilitação para trabalhar a contemporaneidade. Proporcionando um local de paragem, ocupação e localização de ações sociais e culturais, interrompendo a tendência de mera passagem, o Projeto Educativo de Mediação e Envolvimento da Comunidade do TML colabora com organismos nacionais e associações lousanenses, criando pontos de encontro de inclusão, acesso e representatividade, oficinas de criação e diálogo, teatros debate e propostas musicais de qualidade.