LOUSÃ: “Um bom e grande S. João”

Os votos foram cumpridos. Foi de facto, foi “um bom e grande S. João”. Foi a grande festa da Lousã que, mais uma vez, mostrou e demonstrou o que de melhor se faz no concelho. Foi a festa popular do encontro, do convívio, da alegria. Foi a festa do reconhecimento àqueles que, ao longo do ano, mais se distinguiram na sua promoção e divulgação. Foi a festa do orgulho de ser lousanense.

Uma festa que, de 19 a 24 de Junho e no seu programa, nas suas manifestações e comemorações, voltou a trazer uma multidão de pessoas para cumprirem a tradição sanjoanina e que abriu com a grande Mostra Comercial e Industrial, no Parque Municipal de Exposições, “com mais empresas, o que é muito bom”, como considerou o presidente da Associação Empresarial Serra da Lousã, Carlos Alves, enquanto o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, depois de agradecer aos empresários “o contributo que dão para a valorização do concelho”, reconheceu  que “esta Mostra é um vertente muito importante da valorização da actividade económica da Lousã”.

Ainda na abertura da Mostra com que iniciava a Feira Anual de S. João, Luís Antunes considerou também que “estão reunidas todas as condições para honrar as tradições sanjoaninas no concelho” (como estiveram) e que tiveram, sem dúvida, um dos seus pontos mais altos nas Marchas Sanjoaninas que, na noite de S. João, trouxeram para a rua o colorido, a música, a alegria e cor, o orgulho de ser lousanense, aplaudido e apreciado pelos milhares de pessoas que vieram para ver passar os mais de 500 marchantes nos seus trajes, coloridos, nas danças e cantares, nos temas e motivos trazidos por cada uma das Marchas.