
Começa amanhã, dia 18, e prologa-se até ao 27 de Outubro, o XVII Festival Gastronómico Sabores de Outono, que conta com 19 restaurantes aderentes – “número consistente e em média com edições anteriores e outros Festivais” – O Burgo, À Terra – Octant Hotel, Cervejaria Universal, Casa Velha, Galinhamiga, Taberna do Talasnal, Ti’Lena, Sabores de Aldeia, Taberna Burguesa, Churrasqueira Borges, Villa Lausana, Tradição.Come, Casa Bacalhau, Restaurante Avó, Manjar da Villa, Maria das Tapas, Alto do Padrão, Mina da Lousã e São Paulo.
Organizado pela Câmara Municipal e com o apoio da ERTC – Turismo Centro de Portugal, ADXTUR – Agência das Aldeias do Xisto, AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Delta Cafés, Cooperativa Lousamel, o Festival tem ainda como parceiros que se associam com descontos, nomeadamente na área do alojamento e animação turística, o Veado Verde, Oh Studios Lousã, Arouce Hostel, Casa Ferreira Talasnal, Quintal do Além do Ribeiro, Casa do Pastor, Casa da Urze, Casa dos Troviscais, Magnólias Cottage, Recanto da Serra, Pera da Serra, Louzanplaces’s e Palheiro do Malgas.
Programa cultural
Este ano e como referiu o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “juntamos a este Festival – e aproveitamos para fazer essa divulgação – a programação cultural do renovado Teatro Municipal da Lousã”, ao mesmo tempo que “teremos ainda vários espectáculos, nomeadamente, no 18 de Outubro, Esperando Godot; no dia 19, Luana do Bem; de 22 a 25, Festival Internacional de Cinema de Turismo Art & Tur; dia 26, Camané & Mário Laginha. A programação do Teatro Municipal já está anunciada até ao final do ano, mas estes são os espetáculos que decorrem durante o Festival”.
Para esta edição do Festival Gastronómico Sabores de Outono, Luís Antunes disse ainda que “a Câmara Municipal apresenta mais uma novidade, escolhida pela análise ao perfil do turista que nos procura e que estamos certos vai ao encontro das suas preferências. Juntamos gastronomia e atividade física na Serra da Lousã, com duas caminhadas temáticas oferecidas pela Câmara Municipal e operacionalizadas pela Activar, que incluem um workshop de confeção de pão tradicional em forno de lenha e degustação de chá”.
No dia 20 de Outubro, caminhada entre a Escola Primária do Candal até à Cascata e regresso; dia 27, caminhada pela Rota do Marigo, com início no Talasnal e regresso à aldeia. Os eventos, com workshop e caminhadas terão a duração média de 4 horas, iniciam-se às 9 horas, são gratuitas e limitadas a 30 participantes, por questões logísticas. As inscrições podem ser feitas através do link que estará disponível na site da autarquia em https://cm-lousa.pt/turismo/festivalgastromico-sabores-outono-2024/
“Acreditamos que neste Festival oferecemos uma experiência completa, diversificada e atrativa a quem procura este território fantástico. Uma experiência gastronómica, com ementas diversificadas, num dos 19 restaurantes aderentes e descontos em alojamento e animação turística. Oferta cultural de qualidade nacional com a programação do Teatro Municipal da Lousã. Atividade física e divulgação de produtos endógenos com as caminhadas na Serra da Lousã e a visita às Aldeias do Xisto, dois dos principais motivadores de visita a este fantástico território. Sabemos que a gastronomia já é um produto premium e consolidado como atratividade turística da Lousã a nível nacional e que para isso muito contribuíram os Festivais Gastronómicos, nomeadamente na divulgação de produtos endógenos premium – cabra, Mel DOP Serra da Lousã, castanha, produtos da Serra da Lousã, fileira do vinho, na divulgação do receituário típico desta região”, salientou o presidente da Câmara, acrescentando ainda que “é um evento transversal para a economia, com colaboração com o comércio local e que já tem uma grande fidelização de clientes”.
Ainda segundo Luís Antunes, “desde o ano passado que temos feito, de forma estruturada, inquéritos aos comensais dos três Festivais Gastronómicos que oferecemos ao longo do ano. De forma global os números são muito positivos e mostram que temos uma percentagem de 82% de clientes de fora da Lousã e com representatividade nacional, que mais de 68% dos clientes indicam que pretendem fazer compras no comércio local, mas acima de tudo que no que diz respeito a avaliações, a mais importante que é à qualidade da refeição e do atendimento tem valores superiores a 91% nas categorias de Bom e Muito Bom (em conjunto) nestes 2 itens. Nesta edição voltaremos a fazer este inquérito aos comensais o que os habilita a três sorteios em que o prémio é uma estadia para 2 pessoas em unidade de alojamento da Lousã + refeição para 2 pessoas num dos restaurantes aderentes + um cabaz com produtos regionais e além do inquérito aos comensais iremos realizar, como temos vindo a fazer e em conjunto com a Associação Empresarial, inquéritos aos restaurantes participantes para avaliar possibilidades de melhoria nos Festivais e iremos, já em Janeiro próximo. apresentar as datas dos eventos gastronómicos de 2025”.
“A aposta na gastronomia e nos eventos é estratégica e planeada pela Câmara Municipal na diversificação de produtos turísticos de qualidade, experiências únicas e diferenciadoras e que sejam cada vez mais um factor de dinamização económica e do nosso comércio local”, referiu o presidente da Câmara, acrescentando que “dada a grande afluência que sempre se regista nos Festivais, aconselha-se a reserva prévia, porque apesar de ser sempre uma previsão, com base nas edições anteriores temos a expetativa que este Festival seja, mais uma vez, um grande sucesso e que ultrapasse a dezena de milhar de visitantes”.
Luís Antunes não deixou de referir ainda que “a Câmara Municipal da Lousã oferece sempre um pequeno brinde aos comensais que participam nos nossos Festivais. Este ano voltámos a inovar e em parceria com mais uma empresa local, a Lousani Cosmética, iremos oferecer a cada comensal um toalhete refrescante com divulgação do Festival Gastronómico e com outra informação que diz respeito à segunda nota”, ao mesmo tempo que “neste Festival estamos já a divulgar a Feira do Mel e da Castanha que se realizará de 22 a 24 de Novembro e para a qual estamos a preparar uma grande festa”.
Toda a informação sobre o Festival está disponível nas redes sociais da autarquia e dos parceiros e no site da Câmara Municipal da Lousã.