MALADÃO (Arganil): “Almoço do Povo” com casa cheia

A mesa que presidiu ao “Almoço do Povo”

No passado dia 2 de Abril, a Comissão de Melhoramentos realizou o “Almoço do Povo”, que encheu por completo a sede da colectividade.

“Dá gosto entrar numa casa de amigos e ver a casa cheia”, disse o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Alves, considerando ainda que “é difícil hoje em dia entrar numa associação, seja ela qual for, e ver cerca de 200 pessoas sentadas, alegres, contentes, a confraternizar, a estar em família”, deixando por isso os parabéns ao presidente da direcção, Paulo Cordeiro, e à sua equipa, que conseguem mobilizar o povo e manter bem viva a chama do associativismo, capaz de autênticos milagres na progressiva aldeia do Maladão.

Citando Miguel Torga, a vereadora da Câmara Municipal, Elisabete Oliveira, considerou que “são os teimosos e cabeçudos beirões, as pessoas que gostam muito da sua aldeia”, onde “as pessoas são muito lutadoras e é isso que dá força a esta comunidade” e que, mais uma vez, estava ali mostrado e demonstrado em mais esta iniciativa da sua Comissão de Melhoramento, o “Almoço do Povo”.

Foi de facto casa cheia e o presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos, Paulo Cordeiro, não deixou de manifestar a sua satisfação, de agradecer por “este convívio entre populações” (porque além das muitas pessoas do Maladão muitas outras se juntaram de povoações vizinhas, bem como representantes de colectividades congéneres) e depois de apresentar a grande equipa (de valentes) que o acompanha, recordou as actividades realizadas e onde a colectividade tem participado, nomeadamente na Feira das Sopas na freguesia de Arganil (que este ano será no Maladão) e de Pombeiro da Beira, “estivemos também e vamos estar presentes com um bar no Rali de Portugal” e, no que se refere a intervenções feitas, “fomos obrigados a retirar algumas árvores que estavam no jardim dado as raízes estarem a danificar os passeios e os muros, intervimos no jardim para deixar o espaço mais agradável, no recinto da festa com a colocação de iluminação Led, que também foi colocada praticamente em todo o edifício da sede”.

“Almoço do Povo” com a casa completamente cheia

Paulo Cordeiro referiu ainda que, “além de termos levado a cabo a pintura exterior do edifício da Comissão, em colaboração com o reitor de Arganil, padre Lucas Pio, contribuímos para o restauro das imagens de S. Joaquim e de Nossa Senhora da Boa Viagem e queríamos também tentar recuperar a capela até à festa, porque o telhado está danificado e precisa urgentemente de ser substituído, para depois poder ser feita a pintura interior. E como também tiveram oportunidade de ver, levamos a cabo a construção de uma churrasqueira e um forno, uma obra pensada para os habitantes, para as pessoas que venham de fora e passarem no Maladão poderem utilizar, cozer a broa, fazer grelhados. Foi com essa ideia que os construímos”, deixando os agradecimentos a todos que colaboraram nesta obra.

Dirigindo-se à vereadora Elisabete Oliveira, o presidente da direcção pediu-lhe que transmitisse ao presidente da Câmara a necessidade do arranjo da Rua Lopes da Costa “que está muito degradada e está na altura de ser recuperada”, também e depois do calcetamento da Rua das Courelas, agora são necessários dois ou três postes de iluminação “porque ali fica muito escuro”, e depois de dar a conhecer as contas (muito positivas) da direcção, recordou que “estamos a entrar na recta final do nosso mandato, pelo que será a altura certa da renovação, acho que é preciso pessoas com ideias novas, jovens, para continuar a dar vida à casa”, deixando o pedido para que as pessoas se envolvam “para continuar a dar vida à Comissão” e por deixar ainda os agradecimentos “à minha equipa” com palavras de especial apreço para a cozinheira e por agradecer “mais uma vez a presença de todos”.

E depois do presidente da Junta de Freguesia manifestar a sua satisfação pela dinâmica da direcção, “está sempre à procura de novos eventos, novas oportunidades para agregar à volta dela a comunidade do Maladão e arredores” e deixar a certeza que podem contar cm a Junta de Freguesia”, o antigo presidente da direcção, Leonel Costa, deu ao parabéns “à cozinheira e a quem nos serviu o almoço, à direcção que tem feito obra”, salientando que “o Maladão é uma terra em que dá prazer viver, é uma terra inovadora, de progresso, de gente trabalhadora. E a prova está aqui”, fazendo votos para que a actual ou a nova direcção que vier a ser eleita continue empenhada e a trabalhar para o bem-estar do povo e do progresso e desenvolvimento da aldeia.

O reitor de Arganil, padre Lucas Pio, começou por referir que “para mim é sempre uma alegria estar aqui convosco, no Maladão, e ver que mostram que não é só na sede de freguesia, mas também esta comunidade tem vida. Vocês estão de parabéns pelo trabalho que desenvolvem, o Paulo é incansável juntamente com toda a sua equipa, continuem com essa vontade e nesse desejo de poder melhorar cada vez mais esta comunidade que é o Maladão”.

A vereadora Elisabete Oliveira depois de referir que “as comunidade estão sempre insatisfeitas no sentido de quando se resolve um problema, há naturalmente outro que surge”, deixou a certeza que “naquilo que depender do Município e dentro daquilo que são as nossas possibilidades, estaremos sempre disponíveis para trabalhar com a Comissão de Melhoramentos e com a Junta de Freguesia e, mais do que as palavras, gostava de vir aqui ainda no mandato do Paulo, precisamente para que se concretize aquilo que foi identificado” e, considerando ainda que “as Comissões de Melhoramentos são um espaço muito privilegiado para reforçarmos esta nossa identidade, reforçando o trabalho voluntário de todas as pessoas que dedicam o seu tempo por amor à sua aldeia, e isso é inspirador, é um verdadeiro privilégio”, terminou por acentuar que “o muito que ainda é feito nas aldeias é feito porque existem estas associações, porque existem pessoas como vocês que ainda encontram tempo para servir a vossa terra. E por isso quero dizer-vos obrigado. Contem connosco e nós continuamos a contar com vocês”.