MALHADOURA (LAJEOSA – Oliveira do Hospital): Município requalifica passagem hidráulica e drenagem pluvial

Momento da assinatura do auto de consignação da empreitada

O Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, assinou na passada quinta-feira, dia 8, o auto de consignação para o lançamento da empreitada de “execução de passagem hidráulica e drenagem pluvial na Malhadoura – Lajeosa”.

Vai ser realizada no âmbito das empreitadas que estão a ser lançadas em diversas freguesias, que registaram avultados prejuízos municipais, em consequência das intempéries verificadas em Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023, e tem um prazo de execução máximo de 180 dias.

A intervenção, que durante o decorrer da obra obrigará à interdição do trânsito rodoviário e pedonal no pontão que atravessa a pequena localidade de Malhadoura, na Lajeosa, existindo, no entanto, vias alternativas, consiste na construção de uma passagem hidráulica e de drenagem pluvial, para solucionar o actual estrangulamento de via que afecta a correcta circulação de veículos automóveis.

Para o efeito, e entre outras intervenções, vai-se proceder à demolição de estruturas, como muros e pavimento, construção de duas passagens hidráulicas subterrâneas e muros de suporte, assim como o alargamento da via rodoviária.

No acto simbólico de assinatura do auto de consignação, que contou com a presença do presidente da União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa, Nuno Batista, o presidente da Câmara, José Francisco Rolo, sublinhou a importância destes investimentos nas freguesias, referindo que o lançamento desta empreitada sofreu algum atraso, em virtude de ter de ser submetida a parecer da Agência Portuguesa do Ambiente.

Recorde-se que além da realização de investimentos nas freguesias do concelho, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem também mantido a prática de apoiar financeiramente as freguesias na realização de investimentos nos seus territórios, tendo aprovado ainda recentemente, a atribuição de um apoio financeiro às freguesias do concelho superior a 380 mil euros, integrado na verba global de um milhão de euros previstos entregar ao longo deste ano.

A obra, que representa um investimento de 129.936,09 mil euros, foi adjudicada à empresa Etapas Espontâneas, Unipessoal, Lda.