MANGUALDE: Descarrilamento em Alcafache foi há 34 anos

Foto: DR

Cerca das 18H37 do dia 11 de Setembro de 1985, aconteceu o maior desastre ferroviário de Portugal, na Linha da Beira Alta.

O acidente deu-se junto ao Apeadeiro de Moimenta-Alcafache, na freguesia de Moimenta de Maceira Dão, no concelho de Mangualde. O apeadeiro situa-se entre as estações de Nelas e Mangualde, numa zona de via única.

Por volta das 18H37 deu-se a colisão entre duas composições, a uma velocidade aproximada de 100 quilómetros/hora. O choque destruiu as locomotivas e algumas carruagens em ambas as composições, e provocou vários incêndios devido ao combustível presente nas locomotivas e nos sistemas de aquecimento das carruagens. Devido ao facto dos materiais utilizados nas carruagens não serem à prova de chamas, o fogo propagou-se rapidamente, produzindo grandes quantidades de fumo.

Logo após o acidente, gerou-se o pânico entre os passageiros, que tentaram sair das carruagens. Várias pessoas, entre elas crianças, ficaram presas nos destroços das carruagens, tendo sido socorridos por outros passageiros; outros não conseguiram sair a tempo, tendo morrido nos incêndios ou asfixiadas.

Cronologia: 15h57m: Parte da Estação Ferroviária de Porto-Campanhã, com 17 minutos de atraso, a composição internacional número 315, com destino a Pampilhosa, e aí seguir para Vilar Formoso, de aonde iria seguir viagem para Espanha e França

16h55m: Parte, à hora prevista, a composição regional número 1324, da Estação Ferroviária da Guarda, com destino a Coimbra

Balanço do desastre: 8 mortos, 170 feridos, 110 sobreviventes e 64 desaparecidos