MARCA TURISTICA: “Mondego-Bussaco” junta Penacova, Mealhada e Mortágua

Os presidentes António Jorge Franco (Mealhada), Álvaro Coimbra (Penacova) e Ricardo Pardal (Mortágua)

promover os territórios do Mondego e do Bussaco, com as autarquias de Mortágua, Mealhada e Penacova a querem potencializar a divulgação e atractividade de cada um dos territórios de forma conjunta e concertada.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Mortágua frisa que o projecto de marketing territorial (…) «visa promover e dinamizar a oferta turística dos três concelhos, estruturando a abordagem de comunicação e relacionamento com o mercado, aumentando a capacidade para mais interesse e procura turística dos municípios, a partir de uma oferta concreta, focada e dirigida aos segmentos turísticos identificados».

A concretização do projecto passa, numa primeira fase, pela definição de um plano de comunicação e, na segunda fase, pelo desenvolvimento das acções que integram a operação de dinamização cultural e turística.
Do plano de promoção azem parte eventos culturais e desportivos, gastronomia, vinhos, etnografia, natureza, património histórico, cultural, artístico, espiritual e religioso, saúde e bem-estar, promovendo os principais pontos de interesse e produtos turísticos que identificam a região formada pelos três municípios.

Para Ricardo Pardal, a marca “Mondego-Bussaco” traduz a vontade e o compromisso de Mortágua, Mealhada e Penacova (…) «trabalharem em conjunto e em estreita cooperação no sentido de promover e potenciar mais este território, que tem as suas especificidades, a sua diversidade, mas também muitos pontos em comum, como a serra do Bussaco e o rio Mondego, que dão o mote ao projeto».

Em declarações ao “Jornal do Centro, o presidente da Câmara Municipal de Mortágua acrescentou que (…) «temos este objectivo comum de atrair mais visitantes ao território dos três municípios, de dar mais visibilidade e escala à sua promoção, e de afirmar a marca “Mondego-Bussaco” como um destino de eleição e de qualidade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento turístico e económico desta região».

Recorde-se que Penacova, Mealhada e Mortágua já beneficiam em conjunto das potencialidades geradas pela Serra do Bussaco. São os únicos concelhos que dela fazem parte e têm aproveitado essa excelente localização para realizar várias iniciativas, entre elas o projecto “Caminhos da Batalha do Bussaco” que surge com o objectivo de, em conjunto com diversas entidades, procurar aproveitar turisticamente os locais relacionados com a Batalha do Buçaco; e também a “Grande Rota do Bussaco”, um percurso linear, em forma de estrela, com um total de 56 km que se desenvolve nos três concelhos e que promove o potencial natural daquele território, alavancada na qualidade e exuberância da biodiversidade da Mata Nacional do Bussaco.

A assinatura do protocolo de parceria que cria a marca “Mondego-Bussaco” foi assinado no passado dia 23 de Março, em Mortágua, numa sessão em que estiveram presentes autarcas dos três municípios.