Na noite de sábado, 8 de Julho, no Sub-Paço, realizou-se a 3.ª edição das Marchas Populares do Concelho de Arganil que, mais uma vez, se constituiu como uma festa de cultura popular.
Organizada pela Câmara Municipal, os cerca de 300 participantes, integrados em cinco grupos, perfilaram-se na Praça Simões Dias e desfilaram em direcção ao Parque Verde do Sub-Paço, onde em aguardados por largas centenas de pessoas, que tiveram oportunidade de ver aplaudir os marchantes, a corografia e música que cada uma das Marchas participantes trouxe até Arganil e que resulta de um grande e dedicado trabalho de criação artística a envolver muitas pessoas que de alma e coração se entregam para que possa acontecer cultura, alegria, luz e cor.
As Marchas participantes
Nesta 3.ª edição das Marchas Populares marcaram presença a APPACDM de Arganil, que teve a honra da abertura do evento, que com alegria contagiante e brilho nos olhos tão bem representaram aquela que é a sua casa.
Seguiu-se a Marcha da Freguesia do Campo de Viseu, com um destacado grupo de 120 marchantes, vestidos de prata e azul e que trouxe como tema a “Música”, recebendo uma grande ovação e reconhecimento do público.
A Marcha da Associação Atlética de Arganil, cujos marchantes, vestidos da cor da Pátria, com orgulho e alegria cantaram e dançaram Arganil com fulgor, trazendo e representando “Os Bairros da Nossa Terra”.
A Marcha convidada de Santa Clara de Coimbra, numa viagem à “Feira Popular”, tema central da sua actuação, cantou e dançou efusivamente as suas típicas tradições.
A fechar a apresentação dos Grupos marchantes, esteve a Marcha de S. Martinho da Cortiça, que num apelo às suas “Tradições” e à sua história traduzida nos seus belos trajes, da cor do ouro, trouxe uma alegria contagiante, numa noite de festa e folia.
A apresentação do espectáculo esteve a cargo de Abel Fernandes, que a anteceder a apresentação dos cinco grupos, fez uma alusão geral às antigas Marchas do concelho, deixando estampado o espírito de união e de ajuda, bem como a possibilidade desta tradição se traduzir num evento cada vez maior.
O evento terminou com a entrega das fitas personalizadas deste encontro, colocadas no porta-estandarte de cada uma das Marchas participantes pela vice-presidente da Câmara Municipal, Paula Dinis, e pelos vereadores Luís Almeida, Elisabete Oliveira e Filipe Frias.
Elogiando o empenho e o esforço de cada um dos grupos envolvidos, a vice-presidente da Câmara aproveitou para parabenizar pelo espetáculo proporcionado numa noite tão bonita, na qual ficou bem marcada a dedicação de cada um deles em manter viva esta tradição tão nossa e que voltou a encher de luz, cor e muita alegria as ruas da vila de Arganil.