MERUGE (Oliveira do Hospital): Associação do Vale Cobral lançou primeira pedra do futuro Lar

Crianças e idosos descerraram a placa que assinala “o primeiro dia do resto das nossas vidas”, como salientou João Abreu

A Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC) lançou no último domingo, dia 4, a primeira pedra do futuro Lar da Freguesia de Meruge, uma obra idealizada há vinte anos, e que representa um investimento global de 2,8 milhões de euros.

A construção da nova ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) – vulgo Lar – vem responder, segundo João Abreu (…) «à falta de apoio aos idosos da Freguesia», que até agora têm amparo apenas nas valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, e resulta da aprovação de uma candidatura ao programa PARES 3.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) que financia o projecto em quase 1,7 milhões de euros, cabendo o restante montante, cerca de 1,1 milhões de euros à Associação.

Após o descerramento da pedra que assinala o inicio do fim do sonho, o presidente da Associação salientou a pujança das gentes de Meruge para apoiarem a obra (…) «a freguesia tem tradição de combate na resolução de problemas e de atingir os objectivos a que se propõe», acreditando, por isso (…) «que vamos conseguir arranjar este volume de dinheiro».

João Abreu, que para além de presidente da Associação é também o presidente da Junta de Freguesia, admitiu que, com o empenho e contributos da população (…) «vamos ter a certeza de que daqui a dois anos estaremos a abrir a ERPI».

Falando para cerca de uma centena de fregueses, o responsável da Associação não deixou de agradecer publicamente e de forma sentida o trabalho desenvolvido pelos funcionários da instituição (…) «que asseguram até agora as respostas sociais» aos mais idosos da Freguesia, bem como (…) «o apoio incondicional da Câmara Municipal» de Oliveira do Hospital, destacando na ocasião (…) «todos os que nunca desistiram deste sonho que já tem 20 anos», concluiu.

«O momento é de emoção», começou por referir José Francisco Rolo, vincando que (…) «é sobre a vida que este lançamento (da primeira pedra) se refere», sendo, por isso (…) «uma obra necessária» para acolher (…) «os homens e mulheres que trabalharam uma vida inteira e que agora precisam de um espaço com carinho e protecção».

Reconhecendo tratar-se de um investimento avultado, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu que o Município estará ao lado da Associação e da freguesia para fazer face ao investimento (…) «em momento próprio, o executivo decidirá o apoio a esta e outras instituições, para que estas obras se concretizem».

O autarca aproveitou a ocasião para dar nota que o concelho viu aprovados (…) «mais de sete milhões de euros em projectos» – correspondentes a 7 candidaturas – que permitirão a intervenção em mais de 350 vagas (…) «seja em melhorias ou vagas novas na deficiência e na terceira idade». «São projectos fundamentais para o bem-estar, para o aumento da qualidade de vida e na criação de postos de trabalho», salientando que (…) «investir na área social é investir na qualidade de vida dos oliveirenses».

José Francisco Rolo frisou, por último, que existem em Oliveira do Hospital um conjunto de IPSS’s que fazem com que o concelho tenha (…) «uma rede social de excelência».

Também presente na festa do lançamento da primeira pedra do futuro Lar da Freguesia de Meruge, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital recordou o longo caminho percorrido pela Associação até agora. «Hoje é um dia grande, mas maior será quando as pessoas estiverem no Lar».

José Carlos Alexandrino – que é também deputado na Assembleia da República – lembrou o trabalho da ministra da Solidariedade Social, Ana Mendes Godinho, que (…) «foi uma mulher de resolução de problemas», e por isso, com o novo Lar (…) «Oliveira do Hospital ficará coberta e será um dos maiores concelhos de Portugal a nível social», sublinhou.

Recorde-se que a obra está a cargo da empresa oliveirense Fonseca & Fonseca.