MERUJE (Oliveira do Hospital): Junta de Freguesia vai proporcionar aulas de português a imigrantes

Partindo do conhecimento diário, das dificuldades sentidas no domínio da língua portuguesa, pelos inúmeros imigrantes residentes na Freguesia de Meruge, que procuram apoio nos nossos serviços.

Reconhecendo, em contrapartida, as vantagens que o domínio desse “instrumento de comunicação” proporcionaria aos imigrantes, na sua integração e autonomia social e cívica. Após consulta e assentimento dos interessados, a Junta de Freguesia de Meruge, decidiu avançar com a realização de um Curso Aberto de Aulas de Português.

Sendo que os estabelecimentos de ensino do concelho, só a partir de Setembro/Outubro, quando muitos dos emigrantes já cá poderiam não estar, estavam em condições de dar apoio a esta necessidade, encontrámos na Dr.ª Fátima Couceiro, a disponibilidade e o entusiasmo, para voluntariamente ministrar as necessárias aulas de português.

A partir da próxima Terça-feira, dia 4 de Julho, pelas 21 horas, na Sede da Junta, que suportará também os custos com todo o material didáctico, iniciar-se-ão as aulas para a primeira turma. Estão já inscritos 15 alunos, todos de origem indiana.

Portugal foi um país de emigrantes. Nas décadas de 60 e 70, do século passado, milhões de portugueses passaram fronteiras em busca de uma vida melhor. É a nossa vez de receber com consideração, respeito e acções concretas de integração, todos os que procuram Portugal e a região para trabalhar e melhorar as suas condições de vida.

A Junta de Freguesia de Meruge