MIRANDA DO CORVO: 327 mil euros em refeições para pessoas em situação

De Abril de 2017 a Dezembro de 2023, a  Fundação ADFP (atribuindo o valor médio de 3 euros a cada refeição / jantar, gastou 327 mil euros nas 81.770 refeições servidas na Casa Dignitude.

Uma vez que a Câmara começou a fornecer jantares ao fim de semana, a Fundação reduziu o seu serviço aos 5 dias úteis, quase 9 mil em 2023. Estas refeições foram confecionadas na cozinha do St Paul’s School, constituindo uma ação de filantropia sem qualquer apoio do Estado. Mesmo durante a epidemia Covid sempre a Casa Dignidade esteve aberta a servir as pessoas em situação de pobreza extrema. 

A Fundação ADFP adquiriu a “Casa Dignidade”, junto ao Parque Verde/Estação Parque, em Coimbra, para ser sede do Projeto «Sem-Abrigo Zero», onde funciona o “Refeitório Com Teto”, desde 27 de Abril de 2017. A Casa Dignidade possui também balneários para permitir cuidados de higiene/banho às pessoas em situação de sem-abrigo. 

 “Manifestamos grande respeito por todas as pessoas e organizações que têm apoiado as pessoas em situação de sem-abrigo. É muito importante que se sirva uma refeição na mesa às pessoas em situação de sem-abrigo, e que distribuam cobertores quando está frio. Considerámos que Coimbra, cidade-lição, de amor e tradição, podia apostar num projeto inovador de integração e inclusão, que não se limite ao apoio assistencialista e caritativo. Acreditamos também que a sociedade deve fazer mais pela inclusão destas pessoas”, salientou o presidente do conselho de administração e fundador da Fundação ADFP, quando abriu a Casa Dignidade em Coimbra. 

Através do “Refeitório Com Teto”, os cidadãos em situação de sem-abrigo de Coimbra, comem dentro de uma casa, podendo lavar as mãos e ter os seus cuidados de higiene, sendo “prioritário apostar no apoio a estas pessoas que, na sua maioria, sofrem de alterações de comportamento na área psiquiátrica: dificuldades de aprendizagem, doença mental, toxicodependência, alcoolismo, etc.”, reforçou ainda Jaime Ramos, considerando ainda que a Fundação tem contribuído com ideias e trabalho comunitário, para que Coimbra, cidade-lição, possa ser um exemplo nacional, assumindo-se como a primeira cidade de média dimensão do país em situação de “Sem-Abrigo Zero”, concretizando uma intervenção comunitária de saúde e social, que aposta também em dar-lhes um teto, e garante ainda a sua inclusão laboral. 

A Casa Dignidade é a sede do “Programa Incorpora”, da Fundação La Caixa, que conta com dois técnicos: psicóloga e assistente social, prospetoras de emprego, que integram pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social. 

Em 2020, devido à pandemia, a Câmara Municipal de Coimbra abordou a FADFP para concretização de um CAEN – Centro de Acolhimento de Emergência Noturno, o qual apoia financeiramente, e que a Fundação prontamente se dignificou a realizar, mantendo-se até aos dias de hoje. Atualmente, o CAEN da Fundação ADFP encontra-se a funcionar em Rio de Vide, contribuindo assim para reforçar a parceria com a Câmara Municipal no combate à pobreza extrema, dando ainda uma resposta mais alargada a pessoas em situação de sem-abrigo, acolhendo todas as noites até 35 utentes.

“De salientar ainda o facto, de que todas as refeições são servidas diariamente por equipas de voluntários, a quem a Fundação muito agradece, pelo trabalho, amabilidade, generosidade e dedicação prestadas. Na Ceia de Natal, os Sem-Abrigo contaram também com um jantar tradicional de consoada, bem como a oferta de presentes por parte dos próprios voluntários, um gesto que é de louvar”, salientou a coordenadora desta área social, Dalila Salvador, pelo que a Fundação ADFP assume-se como a mais inclusiva e eclética organização nacional.