
No dia 6 de Novmebro, a Fundação ADFP comemorou o seu 38.º aniversário e ao longo dos anos assume a visão de ser a mais eclética e inclusiva organização nacional, com uma prática intergeracional.
Na Fundação “nascem” crianças, filhos de mulheres em situação de pobreza e/ou vítimas de violência. Residem muitos idosos e doentes a necessitar de cuidados paliativos e cuidados continuados integrados.
Creche, Pré-escolar, Centro de Atividades de Tempos Livres, adicionam-se ao St. Paul’s School em Coimbra para responder a necessidades de famílias e crianças.
Residências para crianças e adultos apoiam pessoas com doença mental e/ou deficiência.
Em Coimbra assumimos refeitório e centro de acolhimento de emergência para pessoas em situação de sem abrigo.
Apoiamos refugiados e emigrantes, incluindo minorias étnicas.
Na cultura gerimos o Cinema de Miranda do Corvo e uma Biblioteca Itinerante, que vai passar para o Município, editando e apoiando a divulgação de livros.
No desporto apoiamos várias modalidades de futsal a walkingfutebol.
Na saúde possui o Hospital Compaixão, no Pinhal Interior, com serviços de internamento, consultas externas e exames de diagnóstico (Imagiologia / Radiologia, Cardiologia e Gastroenterologia), aguardando acordo com o Estado / SNS para iniciar Cirurgias e consultas com lista de espera
É proprietária do Parque Biológico da Serra da Lousã, do Ecomuseu Liberdade – Espaço da Mente e do Templo Ecuménico Universalista em Miranda do Corvo, para promover a tolerância e o respeito pelo outro.
Produz azeitona e vinhos na Beira Interior e na sub-região das Terras de Sicó, com as marcas Monte Isidro, Paixão Natural, Quadrivium e Rabarrabos, conquistando medalhas de Ouro em eventos nacionais e em Berlim, Milão e Seul.
Proprietária do Hotel Parque Serra da Lousã e do Conímbriga Hotel do Paço, restaurante Museu da Chanfana e da cafeteria Museu do Mel.
Constrói habitação “social“ em Miranda do Corvo, Penela e projeta para Condeixa.
A Fundação desenvolve atividades em Coimbra, Condeixa, Fundão, Lousã, Miranda do Corvo e Penela.
A ADFP é uma das maiores fundações nacionais no número de trabalhadores (mais de 500) e colaboradores (mais de 1000).
No dia do aniversário, depois do hastear da bandeira no Centro Social Comunitário, houve aina o bolo de aniversário nos refeitórios e valências, a visita as obras do Centro Infantil de Miranda do Corvo e do Prédio de Habitação Colaborativa, o almoço com dirigentes e diretores de valências e serviços no Museu da Chanfana e o espetáculo com Ruizinho de Penacova, no salão de festas.
Programa comemorativo
Ontem, dia 12, foi o tradicional magusto no Parque Biológico da Serra da Lousã; no dia 16, pelas 10 horas, reunião do conselho geral e, 12-30, almoço de aniversário no Conimbriga Hotel do Paço; e no dia 22, pelas 10 horas, XV Capítulo da Confraria da Matança do Porco.

