MIRANDA DO CORVO: 8.º aniversário do Templo Ecuménico Universalista

No dia 11 de Setembro, o Templo Ecuménico Universalista, um dos marcos mais simbólicos da região e do País, celebrou o seu 8º aniversário, numa cerimónia marcada por momentos de reflexão, união e partilha. O Templo lembra o 11 de Setembro de 2001 em Nova York, homenageando os mártires que ao longo dos séculos foram vítimas do fundamentalismo religioso ou ateu.

Este ano, as comemorações do aniversário foram enriquecidas pela participação de jovens do projeto europeu MYSTIC – Mobilização de Jovens e Talentos de Serviço Juvenil por meio de Codesign Imersivo Abstrato. Naquela que foi a primeira sessão dos Laboratórios de Co-Design e Co-Criação, a terceira fase deste projeto europeu, os participantes desenvolveram e participaram num debate sobre a importância e a necessidade de promoção do diálogo inter-religioso. Nos workshops realizados durante as semanas residenciais imersivas nos passados meses de Maio e Junho, este foi um dos temas e valores salientados como extremamente necessário a nível mundial na atualidade.

Neste dia estiveram presentes participantes de várias religiões, sendo esta atividade promotora do diálogo e facilitadora da compreensão entre as diversas culturas e crenças presentes, reforçando assim a importância da tolerância e da solidariedade num mundo cada vez mais abrangido por conflitos.

Em Maio e Junho passados, a Fundação ADFP foi anfitriã da segunda fase deste projeto Erasmus+, tendo recebido cerca de 100 jovens participantes vindos do Chipre, Itália, Grécia e Roménia. O principal objetivo do projeto é ajudar trabalhadores juvenis profissionais e voluntários jovens, jovens dos 18 aos 30 anos desfavorecidos/com menos oportunidades, a desbloquearem os seus potenciais, contribuindo para a diversas políticas da União Europeia por parte de jovens marginalizados ou socialmente excluídos.

O Templo Ecuménico Universalista, inaugurado em 2016, é local de encontro e diálogo, promovendo a convivência pacífica entre pessoas de todas as fés e culturas, consolidando-se como um ponto de referência para a promoção da paz e da solidariedade em Portugal e além-fronteiras. Sendo a tolerância e o respeito pelos outros os valores que assentam na essência deste espaço único, os visitantes podem também conhecer mais sobre as principais religiões ou crenças do Mundo, num ambiente de íntima espiritualidade.

Do Templo, têm ainda uma vista absolutamente incrível para os concelhos limítrofes, dado que o espaço se situa no topo da colina do Parque Biológico, numa altitude que permite uma visualização das vilas de Miranda, Lousã, Penela e cidade de Coimbra.