Em Abril de 2017, há sete anos, a Fundação ADFP decidiu adquirir uma moradia para criar um refeitório onde as pessoas em situação sem abrigo pudessem jantar refeição quente, completa, sentados à mesa, lavando as mãos e até acesso a banho.
Foi o primeiro refeitório a funcionar ao jantar em Coimbra. Quisemos dar Dignidade as pessoas e acabar com a distribuição de comida ligeira, fria, nas ruas.
E segundo os responsáveis da Fundação, “não tivemos qualquer apoio do Estado. Servimos as refeições por filantropia, sem apoio do Estado. As refeições são confecionadas em Coimbra no St. Paul’s School. Em 2023 servimos 81 770 refeições a pessoas em situação de sem-abrigo.
Julgamos ser a única instituição de Coimbra a apoiar pessoas em situação sem abrigo sem apoio da Segurança Social.
Defendemos um projeto Coimbra, cidade ‘Sem Abrigo Zero’.
Infelizmente nunca conseguimos que a Segurança Social, IEFP, SNS, PSP, autarquias, Governo dessem as mãos para desenhar um projeto “Sem abrigo zero.”
Fomos a instituição que durante o COVID, e sem qualquer apoio do Estado, nunca fechou as portas. Tivemos sempre voluntários a apoiar o funcionamento da Casa Dignidade.
Durante este período, durante o COVID, perante a falta de respostas de acolhimento, a Câmara de Coimbra pediu-nos para criar resposta de emergência. Apoiámos a Câmara e desde então temos um serviço de acolhimento noturno de emergência, a funcionar todos os dias do ano, em colaboração com a autarquia.
Durante os últimos anos a Fundação La Caixa – BPI, tem trabalhado connosco, apoiando-nos, num projeto de integração laboral de pessoas excluídas do mercado de trabalho: Programa Incorpora.
Aprovámos agora um projeto com financiamento europeu para alargar a resposta às pessoas em situação de sem abrigo. Vamos criar um serviço com profissionais para apoiar estas pessoas em situação de sem abrigo.
Estamos a receber currículos de pessoas interessadas em colaborar”.