MIRANDA DO CORVO: Casa do Tronco inaugurada em Vila Nova

No sábado, dia 20 de Maio, os Baldios da Freguesia de Vila Nova (Miranda do Corvo) inauguraram a Casa do Tronco – Espaço Museológico Júlio Ferrador, no centro daquela localidade, que resulta da requalificação de um antigo imóvel onde eram ferrados bois.

Trata-se de um equipamento único no concelho de Miranda do Corvo aberto à visitação, que transporta o visitante para um período anterior à mecanização da agricultura no mundo rural, em que os bois eram as grandes forças motrizes do mundo rural, fosse para esventrar a terra antes das sementeiras ou transporte de cargas.

A requalificação do edifício foi objeto de uma candidatura à operação Renovação de Aldeias, do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, através da Dueceira, que comparticipou a intervenção com 76.200 euros, de um montante elegível de 95.250 euros.

O investimento na Casa do Tronco ultrapassou os 115 mil euros, tendo o Município de Miranda do Corvo garantido apoio para a parte não elegível da candidatura.

O projeto, da autoria do arquiteto Carlos Antunes, do Atelier do Corvo, transformou o edifício num espaço museológico, mantendo em exposição permanente um tronco de ferrar bois (estrutura em madeira), que existe no rés-do-chão.

É ainda dotada de uma sala polivalente no primeiro piso, que vai servir para ações de formação e reuniões.

A casa que durante décadas acolheu a oficina de Júlio Alves Dias para ferrar bois foi adquirida pelos Baldios da Freguesia de Vila Nova no início de 2018, com apoio da Câmara Municipal.

Apesar de inaugurada, ainda falta completar o acervo museológico, que será enriquecido gradualmente e à medida das possibilidades dos Baldios e dos apoios obtidos.

Além de espaço museológico, a Casa do Tronco vai ser sede dos Baldios da Freguesia de Vila Nova e ponto de venda de produtos endógenos.

Na mesma cerimónia foi benzida a nova viatura da equipa de Sapadores Florestais, recebida a 28 de Outubro de 2022.