MIRANDA DO CORVO: CEARTE executa prémio para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O CEARTE criou, concebeu e executou nas suas oficinas a peça prestígio que foi entregue como premio às entidades vencedoras Prémio de “Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe”, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (https://www.inr.pt/engenheiro-jaime-filipe), que distingue projetos de conceção, produção e comercialização de produtos, equipamentos e tecnologias que promovam a inclusão e a participação das pessoas com deficiência na vida ativa como agente de melhoria da sua qualidade de vida.

O diretor do Centro, Luís Rocha, participou na cerimónia de entrega que decorreu em Londres, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, onde foram distinguidas as empresas e entregues os prémios pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

O prémio desenvolvido pelo CEARTE é uma peça em cerâmica “biscuit”, concebida e executada nas oficinas de formação do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, acompanhada de embalagem em madeira também concebida especificamente para o efeito pelo CEARTE e executada na oficina tecnológica.

O diretor referiu na ocasião que a “parceria do CEARTE acontece não só porque é a nossa responsabilidade social, não só porque ‘fica bem’, mas porque acreditamos muito, valorizamos e comungamos integralmente dos objetivos do INR com esta iniciativa. Esta parceria alinha com os objetivos do CEARTE de dar uma atenção especial aos públicos mais vulneráveis, mostrando simultaneamente a mais valia da produção artesanal de excelência ensinada e executada nas oficinas do Centro”.

Luís Rocha recordou ainda que “o CEARTE é um centro de formação de gestão participada do IEFP, cuja entidade fundadora e parceira do IEFP é uma IPSS – a Cáritas Diocesana de Coimbra, pelo que está no nosso ADN e é uma das missões fundacionais do CEARTE a capacitação, a qualificação e o dar condições para a mudança de vida dos públicos mais desfavorecidos.

Inclusive já ministramos formação especifica na área do artesanato na região do Pinhal Interior (Cestaria e Tecelagem) para pessoas com deficiência, há cerca de 20 anos, tendo hoje a grata satisfação de termos contribuído para a mudança nas suas vidas, pois alguns ainda hoje tem pequenas iniciativas de emprego nesta área”.

Pela missão de diretor do CEARTE, Luís Roca disse também que “sou testemunha que a formação, a capacitação e a qualificação têm feito a diferença na vida de muitas destas pessoas e elogio muito o trabalho e a iniciativa do INR com este prémio, pelo que significa de consciencialização da sociedade civil e ao estímulo na produção de conhecimento nas diversas áreas relacionadas com a deficiência, com vista sempre à melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência. Trata-se de um alerta para toda a sociedade, e tudo o que for feito neste domínio nunca é demais.”