A 3.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) recebeu dezenas de candidaturas, avaliadas por um júri independente mediante critérios previamente definidos em regulamento.
Este é um projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os Municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
Ao longo das últimas três edições desta iniciativa, são cada vez mais os projetos que têm conquistado reconhecimento, o que demonstra a aposta das autarquias locais nesta temática. No total das edições, são 125 os projetos premiados.
No total, os membros do júri da iniciativa Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, do Movimento Cuidar dos Cuidadores, analisou 66 projetos de autarquias locais e destes, foram reconhecidos projetos de 59 autarquias, de entre as quais Miranda do Corvo, que de acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos, sendo-lhes, por isso, atribuído um Selo de Mérito.
O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido, anteriormente, duas edições deste projeto. No total das três edições foi atribuído o Selo de Mérito RACCI a 125 projetos.
Sobre a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais
Por forma a concretizar a missão do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais concretizamos, pela segunda vez, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) para integrar os Municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sejam de que região for.
A RACCI é, portanto, uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por Municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de Selos de Mérito.
Sobre o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais
Reconhecidos recentemente por um estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores têm estado em destaque nos últimos tempos. E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis, que a Merck Portugal decidiu, no seguimento de um projeto corporativo global, o ‘Embracing Carers’, lançar em 2020 no País um Movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’. Este Movimento, apoiado pela Merck, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.