
A Quinta do Casal de S. José, com 9.941m2 de terreno, em pleno centro da vila da Lousã é propriedade da Fundação ADFP. Com a casa do “caseiro “e uma pequena garagem anexas, a propriedade tem mais de 1 hectare de área.
O solar é uma elegante casa senhorial com 616m2 da autoria do arquiteto Moura Coutinho, com colaboração de Jorge Colaço nos azulejos exteriores e de Leopoldo Battistini nos azulejos interiores,
Foi construída no início do século XX (1923) e está classificada pelo Ministério da Cultura como Imóvel de Interesse Municipal, destacando-se pelo charme.
A quinta possui vários jardins e uma bonita alameda de frondosas tileiras. No terreno, superior a 1 hectare, existem árvores de fruto e parreiras de videiras. A propriedade é murada e com entrada por três portões. Na entrada principal, virada para a Avenida do Brasil, encontra-se uma majestosa tileira centenária com mais de trinta metros de altura.
Até Dezembro, a Fundação vai colocar algum mobiliário para o solar poder funcionar como estrutura residencial de emergência para casos sociais graves.
No exterior irá promover algumas atividades ocupacionais produtivas com pessoas com necessidades especiais.
Depois das eleições autárquicas a Fundação irá iniciar um processo de auscultação das pessoas da Lousã sobre o destino sustentável que consideram mais adequado para o solar e para a propriedade e vários dirigentes e amigos da Fundação ADFP foram fazer uma breve visita á Quinta de S José.
A Fundação já é proprietária do antigo Hospital de S João, também na Avenida do Brasil, para criar Unidades de Cuidados Continuados e/ou Equipamento Residencial para Idosos.