No dia 22 de Setembro, na Casa Amarela-Escola de Talentos, foi a apresentação do livro “Histórias Fora do Nosso Controlo”.
O Município de Miranda do Corvo respondeu SIM ao desafio da Cooperativa Pedrinhas, para a apresentação da Obra “Histórias Fora do nosso Controlo”, da autoria de António Sala e Maria da Luz Pedroso, que reflete o reconhecimento da importância da sensibilização para as questões relacionadas com crianças portadoras de cancro e outras doenças crónicas e para as suas famílias.
O livro mais que uma obra literária, não deixa de ser também uma ferramenta pedagógica e solidária destinada a professores, educadores e todos os cidadãos que trabalham ou convivem com crianças que enfrentam desafios de saúde severos. E os professores das nossas escolas, marcaram presença, de forma massiva, na apresentação da obra, tendo sido oferecido pelo Município um livro para cada escola do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, bem como ao Centro de Saúde (em especial A USF Trilhos Dueça e a UCC Torre de Sinos).
O Município apoiou esta iniciativa, ciente do enorme relevo da mesma, dado que os direitos de autor revertem a favor da “Pedrinhas-Cooperativa de Solidariedade Social”, organização sem fins lucrativos, que apoia crianças com doenças oncológicas ou outras igualmente graves. Na apresentação do livro estiveram presentes os autores António Sala e Maria da Luz Pedroso, uma flor muito especial e, crianças do 4.º ano que, com o apoio, sempre incansável, do professor Carlos Seco, interpretaram a canção “A Maior Flor do Mundo”, baseada no livro de José Saramago e como referiram nas suas intervenções os autores do livro e a vice-presidente da Câmara Municipal, Marilene Rodrigues, foi emotiva a apresentação com o sótão da Casa Amarela cheio e, de onde, todos os presentes não saíram, sem que os autores lhes fizessem uma dedicatória.
A Casa Amarela esteve cheia de gente, mas sobretudo de solidariedade, durante três horas.
A todos e, foram muitos, os que disseram presente, fica o agradecimento do Município.