MIRANDA DO CORVO: Hotel Parque Serra da Lousã recebe galardão ‘Green Key’

O Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, foi galardoado pelo sétimo ano consecutivo com o prémio ‘Green Key’, galardão internacional que promove o turismo sustentável. A “Chave verde” é atribuída a estabelecimentos turísticos e restaurantes que implementem boas praticas ambientais e sociais.

O Hotel Parque integra um complexo turístico juntamente com o Parque Biológico, Ecomuseu Espaço da Mente, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais, e o restaurante Museu da Chanfana, promotor da gastronomia tradicional. No topo da colina onde se situa o Parque, localiza-se o Templo Ecuménico Universalista.

Entre 2022 e 2023, na sequência de diversas medidas adotadas, o consumo de energia e de água por cliente diminuiu. A política ambiental definida para o presente ano foi construída com base em contributos de colaboradores, direção e contou também com a colaboração dos hóspedes, pois os mesmos também foram sensibilizados para a importâncias das questões ambientais, e deram o seu contributo.

“A Fundação ADFP é uma das maiores empregadoras do distrito de Coimbra. Apoia pessoas com os mais variados problemas sociais. Aposta na coesão social e na sustentabilidade ambiental e financeira. A Instituição tem tido sucesso graças ao envolvimento e dedicação de todos os seus colaboradores e dirigentes. Constitui obrigação das empresas que são detidas pela Instituição, como é o caso do Hotel Parque Serra da Lousã, trabalharem em defesa dos valores da Instituição. O Galardão green Kee vem premiar toda a equipa do Hotel e os clientes pela adoção de diferentes medidas com o objetivo de melhorar a sustentabilidade ambiental. Ficamos felizes, por mais uma vez ter sido reconhecido o nosso trabalho, em defesa do ambiente”, salientou diretora do Hotel, Fátima Ramos.

Esta preocupação ambiental é visível quer nos diversos projetos que têm sido realizados no sentido de fomentarem um maior aproveitamento da energia solar, quer no importante investimento do Parque Biológico que promove e defende as diversas espécies da fauna e flora autóctones.

Os candidatos ao galardão passam, depois de se candidatarem, por uma longa fase de avaliação com visitas de inspeção. A atribuição é feita aos estabelecimentos que mostrem valorizar a gestão ambiental e promovam a educação ambiental para a sustentabilidade.

A atribuição do prémio é da responsabilidade da Foundation For Environmental Education (FEE)., com sede na Dinamarca. Em Portugal a coordenação cabe à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e conta com o apoio de diversas entidades nacionais publicas e privadas.