A EBA – Escola Profissional Beira Aguieira, de Penacova, no âmbito do Projeto Erasmus+ KA229 “Para um Turismo Consciente e Inclusivo na Europa”, o qual também coordenado por esta mesma Escola, esteve no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, mostrando e partilhando às Escolas parceiras que vieram visitar, as boas práticas no que se refere à temática do Turismo Inclusivo e Sustentável, enaltecendo o trabalho que se faz diariamente no Parque Biológico.
De várias cidades Bulgária, Espanha, Grécia, Itália e Lituânia, e também de Penacova, os professores e alunos que integravam esta visita em grupo, ficaram rendidos pela inclusão e inovação que se vêm e fazem sentir naquela que é considerada a maior mostra de biodiversidade e biofilia do país e a maior atração turística da Região Centro.
“O grupo integrava 50 pessoas, as quais se encontravam motivadas e com muita curiosidade para conhecer o Parque Biológico Serra da Lousã”, indicou Mailing Méndez, professora de Inglês e espanhol, embaixadora da eTwinning School e membro da Equipa Internacional de Projetos.
Os visitantes internacionais tiveram assim a oportunidade de observar algumas profissões, quase extintas, como a de oleiro, cesteira, tecedeira, sapateiro, bem como a interação dos utentes que estão a desempenhar e a aprender estes ofícios tradicionais, promovidos e trabalhados diariamente pelo Museu Vivo de Artes
“A magia do Sandro e a Berta (ursos pardos), foi crucial para reforçar o interesse dos visitantes, os quais também se deliciaram com a majestosidade dos linces ibéricos. Não poderíamos terminar da melhor maneira, a não ser com a simpatia e o sorriso mais famoso do sem igual Chico, o burro mais antigo do Parque. A EBA agradece, desde já, todo o acolhimento manifestada pela fantástica Equipa do Parque Biológico e pelo nosso incrível guia Francisco”, salientou a coordenadora do Projeto.
Este Projeto Erasmus+ KA229, tem como objetivos primordiais a partilha de boas práticas, designadamente, na área do turismo sustentável, a preservação da região e a promoção da Escola Profissional Beira Aguieira como uma eco escola internacional, e de empresas, instituições e organizações que sejam locais promotores dessas boas práticas.
A Fundação ADFP assume com distinção que a divulgação, reconhecimento e o alcance internacional do trabalho que tem desenvolvido, salientam cada vez mais o seu destaque e importância a nível educacional, como promotora os ofícios e tradições do país, como entidade empregadora inclusiva e eclética, e como modelo de instituição com um Projeto de Turismo com Propósito Social, cada vez mais visitado.
14 anos de actividade
No passado dia 4 de Junho, o Parque Biológico da Serra da Lousã celebrou 14 anos de actividade, constituindo-se como um projeto de turismo com propósito social da Fundação ADFP e, afirmou-se, indubitavelmente, como um marco incontornável do sector no panorama regional e nacional.
Para celebrar a efeméride, o Parque Biológico da Serra da Lousã definiu que, ao longo dos próximos 12 meses, os aniversariantes têm oferta de entrada gratuita no seu dia de aniversário.
O Parque Biológico da Serra da Lousã permite observar as espécies autóctones em recintos próprios, não sendo um zoo, mas sim um parque adequado às necessidades de cada animal. Dá a todos os seus clientes a possibilidade de ver espécies que dificilmente podem ser observadas em outro local (por exemplo o lobo ibérico, urso pardo, raposa, texugo, sacarrabos, etc.), permitindo ainda ver exemplares de espécies irrecuperáveis que não podem voltar a viver na natureza uma vez que assim deixariam de ser predadores e passavam a ser presas e incorpora uma quinta pedagógica que é a maior representação de raças portuguesas que se conhece e que neste momento já tem a colecção de suínos e galináceos completa; tem 8 raças de bovinos, 2 de ovinos, 5 de caprinos e 2 de equinos e asininos.
Ao longo dos últimos 14 anos, o Parque Biológico da Serra da Lousã já atraiu, praticamente, 415.000 visitantes que tiveram oportunidade de conhecer ursos, linces, veados, raposas, lobos e tantos outros animais.