O presidente da Câmara Municipal, Miguel Baptista, enviou um ofício à Ministra da Saúde, Marta Temido, dando nota da sua preocupação pela situação que se vive no Centro de Saúde, o qual se encontra em risco de entrar novamente em redução de horário.
Após a situação de ruptura dos serviços ocorrida em Dezembro do transacto ano de 2018, a qual foi parcialmente corrigida, a Câmara Municipal foi informada pela coordenadora da USF Trilhos Dueça, Marta Andrade, que devido à carência de profissionais de enfermagem e de um elemento de segurança, estes serviços seriam novamente obrigados a reduzir o horário de funcionamento, passando a encerrar às 18 horas a partir do dia 26 de Julho.
Entretanto, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro através de comunicado, garante a colocação de um enfermeiro em regime de avença e de um vigilante vão assegurar a abertura do Centro de Saúde de Miranda do Corvo até às 20H00, impedindo a redução do funcionamento.
ARS do Centro informa ter solicitado “autorização prévia para contratação de um enfermeiro em regime de avença, para obviar (…) situações de doença por parte do pessoal de enfermagem”.
Na segunda-feira, dia 29, será colocado um vigilante na Unidade de Saúde Familiar (USF) Trilhos Dueça, para “garantir a segurança dos profissionais e dos utentes”, adianta a ARS.
“Estando garantidas estas condições, o horário normal de funcionamento da USF mantém-se, como habitualmente, até às 20H00”, esclarece.