MIRANDA DO CORVO: Tempestade Kristin causa prejuízos significativos

O concelho de Miranda do Corvo foi fortemente atingido pela depressão Kristin, que provocou estragos de grande dimensão tanto em património público como privado.

De acordo com uma avaliação preliminar dos serviços municipais, os prejuízos em infraestruturas e equipamentos do Município rondam 2,5 milhões de euros.

Destacam-se aqui os desabamentos de vários taludes e estradas, danos na cobertura da bancada do campo municipal, estaleiro e pavilhão gimnodesportivo, no Centro de Acolhimento de Negócios e Centro de Formação do IEFP, pontes pedonais de Segade, sinalização vertical, percursos pedestres, entre outros.

Os danos no património habitacional privado são também muito significativos. Estima-se que entre 400 e 500 casas tenham sofrido danos ligeiros ou moderados, como perda de telhas, painéis solares danificados, ou impactos de árvores ou outros objetos. Com danos severos, com coberturas destruídas ou comprometimento das estruturas, contabilizam-se 10 a 20 habitações.

Além destes, poderão também existir danos significativos noutras infraestruturas, como por exemplo a Ponte dos Braços, mas cuja aferição não foi ainda possível devido às condições meteorológicas.

O movimento associativo do concelho também sofreu com a tempestade Kristin, com danos estimados em 380 mil euros, sobretudo relacionados com coberturas de edifícios.

No Parque Empresarial da Pereira, entre cinco e oito pavilhões registaram danos severos nas coberturas. Várias outras empresas do concelho sofreram igualmente danos significativos.

Também o património religioso foi afetado, com destaque para os danos na cobertura da igreja matriz de Miranda do Corvo.

Também a infraestrutura da e-redes foi severamente afetada no concelho de Miranda do Corvo, havendo ainda várias habitações sem energia.

O executivo encontra-se a acompanhar de perto todas as ocorrências. As equipas municipais, das Juntas de Freguesia, dos Bombeiros, dos Sapadores, entre outras continuam no terreno, assegurando a limpeza, desobstrução e reposição das condições de segurança em todo o concelho.