MIRANDA DO CORVO: ULS Coimbra reforça parceria com a Fundação ADFP na área da saúde

O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Professor Doutor Alexandre Lourenço Carvalho, visitou o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital Compaixão, gerido pela Fundação ADFP, em Miranda do Corvo.

Durante a visita, o Professor Doutor Alexandre Carvalho destacou a importância da colaboração contínua entre a ULS Coimbra e a Fundação ADFP na prestação de cuidados de saúde à população local e dos concelhos vizinhos, afirmando que “esperamos continuar estas parcerias com a ADFP, que são fundamentais para a população. Iniciámos com 20 camas de hospitalização de retaguarda, tendo atualmente 30. E tem sido uma parceria excecional”.

O Centro de Atendimento Clínico surge como uma resposta complementar aos Centros de Saúde, em articulação com a Linha SNS 24, sublinhando ainda o presidente da ULS de Coimbra que “este modelo permite um serviço de maior qualidade, em que a pessoa liga para a linha e tem um agendamento mais rápido, não só para Miranda do Corvo, mas também para os concelhos vizinhos, e isso para nós é muito importante”, sem deixar de referir também que “está em cima da mesa outro tipo de acordos, sempre que for economicamente vantajoso para o Estado e para a população”, reforçando o compromisso da ULS Coimbra em continuar a desenvolver soluções de saúde inovadoras e acessíveis para a região.

A Fundação quer iniciar a atividade cirúrgica e assegurar consultas de especialidade reduzindo as listas de espera, facilitando a acessibilidade das pessoas a cuidados de saúde de qualidade.

A visita reforça a proximidade entre as instituições e reafirma a intenção de continuar a melhorar a oferta de cuidados de saúde na região, respondendo às necessidades da comunidade com eficiência e qualidade.

O Centro Atendimento Clínico funciona das 18 às 22 horas, nos dias úteis e ao fim de semana e feriados das 10 às 18 horas.

A Fundação pretende que brevemente o horário seja alargado. O CAC responderá às situações de doença aguda de residentes em Miranda e concelhos próximos, Coimbra, Condeixa, Góis, Lousã, Penela e Vila Nova de Poiares.

Brevemente o agendamento será feito através de chamada telefónica para a Linha Saúde 24. Nestes primeiros dias estará de portas abertas sem marcação prévia.