Misericórdia de Arganil Premiada pelo BPI Seniores

IMG_7512

Projeto Dar Vida aos Dias destacou-se pela inovação

De um total de 580 candidaturas a nível nacional, a Misericórdia de Arganil integrou um lote de 27 entidades finalistas ao prémio BPI Seniores, tendo visto reconhecida a inovação no âmbito da intervenção social com o projeto “Dar Vidas aos Dias”.

O projeto agora premiado tem como grandes destinatários as pessoas com mais de 65 anos integradas na Instituição, mas de igual modo atuará junto de crianças e jovens, assim como de cidadãos portadores de deficiência.

Esta ideia desenvolvida pela Misericórdia, visa a constituição de um Gabinete de Estimulação Cognitiva, através da implementação de uma sala de snoezelen, equipamento único no Concelho de Arganil, que terá como função possibilitar a implementação de técnicas de estimulação, ou relaxamento, consoante os casos, tendo em vista a concretização do bem-estar junto dos seus utilizadores.

Para tal, terá ainda associado um conjunto de terapias que vão desde a musicoterapia, a dançoterapia, a cromoterapia e até mesmo a aromoterapia.

Outra das componentes do projeto implica o desenvolvimento dos chamados atelieres intergeracionais, tendo em vista a promoção do relacionamento entre diversos públicos de diferentes faixas etárias, com a preocupação de aproximar gerações, estimulando deste modo a troca e partilha de experiências nas mais diversas áreas, contribuindo dessa forma para a inclusão intergeracional, conceito que revela uma nova dimensão da inclusão social.

Também as novas tecnologias terão papel importante no projeto, uma vez que possibilitarão a dinamização de terapias sensoriais em tempo real, junto de utentes em contexto domiciliário, ou integrados em outras instituições.

Nesse sentido, serão também privilegiadas as parcerias locais com outras entidades que se queiram vir a associar e recorrer aos serviços que o projeto virá a fornecer.

A cerimónia da entrega dos prémios BPI Seniores decorreu no passado dia 8 de Outubro no Centro Cultural de Belém, com a presença do Presidente do Conselho de Administração do BPI, Fernando Ulrich, bem como dos membros do júri do concurso, presidido por A. Seruca Salgado.

De realçar que o prémio entregue resulta de um longo processo de avaliação, que passou por vários níveis de análise, tendo por base uma comissão independente, composta por especialistas de várias áreas de intervenção social.

O prémio atribuído à Misericórdia de Arganil corresponde ao valor do investimento considerado necessário para a aquisição do material destinado ao projeto “Dar Vida aos Dias”, estando previsto o arranque deste no primeiro trimestre de 2015.

No decurso da cerimónia Fernando Ulrich referiu que “o Prémio BPI Seniores foi uma das formas que o Banco encontrou para reconhecer e promover quem está no terreno e trabalha as problemáticas sociais”. Acrescentou ainda, “a manutenção deste esforço do banco resultou da sensibilidade dos acionistas que entendem as questões relacionadas com a responsabilidade social das entidades”.

José Dias Coimbra, Provedor da Misericórdia de Arganil, referiu que “este reconhecimento é o resultado de um trabalho contínuo por parte da Mesa Administrativa, bem como dos colaboradores da Instituição, na procura da inovação nos serviços colocados ao dispor dos utentes e da comunidade”.

Mais desenvolvimento na Edição em papel ou AQUI