MOITA DA SERRA (Carapinha – Tábua): Monumento com Cravo evoca 25 de Abril em Tábua

A instalação de um monumento na Rotunda da E.N. 17 no nó de acesso ao IC 6 na Moita da Serra (Carapinha), do qual sobressai um cravo gigante com mais de 5 metros de altura, constituir-se-á como o momento alto das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril promovidas pelo Município de Tábua.

O monumento que vai ser inaugurado esta quinta-feira, dia 25 de Abril, pelas 11H30, pretende evocar esta data marcante do Portugal contemporâneo, e assinalar a importância dos valores da Democracia, da Liberdade, da Igualdade e da Solidariedade que foram instituídos no país, após um período obscuro de 48 anos vividos em Ditadura.

Recorde-se que antes da inauguração do momento, pelas 9h30m, as comemorações iniciam-se com o hastear das Bandeiras ao som da Academia Artística do Município de Tábua e do Coro Polifónico do Município de Tábua, que entoarão temas associados à época, a que se seguirá pelas 10 horas, uma Sessão Solene evocativa no Salão Nobre dos Paços do Município.

Da parte da tarde, pelas 16H30, será efectuada uma visita ao Painel de Abril, no túnel de acesso à Praça Prof. Doutor António Castanheira Neves, uma pintura alusiva à efeméride, pintada pela Editorial Moura Pinto, que antecederá o Teatro Musical “Era o Dia de Cantar” apresentado pela Associação Contracanto no Centro Cultural de Tábua, pelas 17 horas.   

Para Ricardo Cruz comemorar a Democracia e a Liberdade (…) «é um acto cívico que deve envolver toda a comunidade, transmitindo às gerações mais jovens os princípios e os valores associados ao 25 de Abril, sendo fundamental continuar a trabalhar no sentido de assegurar a sua defesa e valorização».

O presidente da Câmara Municipal convida todos os tabuenses a associarem-se a este diversificado programa de comemorações, confirmando que os ideais de Abril (…) «continuam enraizados e consolidados na nossa comunidade».