Nos passados dias 23 e 24 de Setembro, realizou-se a VI edição da Feira das Sopas – “Ou sim, ou Sopas”, organizada pela Sociedade de Recreio União e Progresso Mouronhense – Tuna Mouronhense, com o apoio da Câmara Municipal de Tábua.
E nos dois dias, contrariando aquilo que é o significado, a indecisão, que dá o nome à feira das sopas, os sim foram mais do que muitos e… a sopa acabou por esgotar. E eram onze e para todos os gostos, as sopas trazidas e confeccionadas pelas associações e organizações que, mais uma vez, se quiseram associar a esta iniciativa da Tuna, agora na sua VI edição, e que acabou por ser reconhecida com um dos maiores êxitos de sempre.
De facto, foi ver para crer. Nos dois dias, sábado e domingo, o largo principal de Mouronho encheu completamente de pessoas, para saborear as sopas, mas também as bifanas e outros petiscos à disposição, as filhós, os doces, para se encontrar, para conviver. Não houve mãos a medir e também para ver a aplaudir os grupos que vieram animar a feira (mais do que uma feira foi uma grande festa), que abriu no sábado como Grupo de Bombos “Sons & Rufadelas” e à noite a actuação da Banda Day Tay.
No domingo, novamente “bichas” de pessoas para as sopas, para durante a tarde terem oportunidade de ver e aplaudir também os grupos que passarem pela feira e pelo palco, o Grupo de Concertinas Medijovem, o Grupo de Cavaquinhos de Coimbra, o Rancho Cultural e Recreativo de Sinde, encerrando a animação com chave de ouro com o já habitual Grupo Musical Sons do Mondego. Foi uma tarde quente, longa e em cheio, a convidar para uns finos e a cerveja, nalgumas tasquinhas, acabou mesmo por esgotar também.
O que não esgotou foi a dinâmica, o entusiasmo daqueles que dão vida à “Ou sim, ou Sopas”
O que não esgotou foi a dinâmica, o entusiasmo daqueles que dão vida à “Ou sim, ou Sopas”, dirigentes e membros da Tuna, que mais uma vez deram o melhor de si para o êxito da Feira. A todos o presidente da direcção, Amílcar Martins, deixou o seu profundo reconhecimento. Às associações que vieram participar e aos patrocinadores que, ano após ano, “ajudam a realizar este grande evento”. Ao INATEL. À Camara Municipal pelo “apoio que nos faculta, sem o qual não seria possível levarmos a cabo a nossa feira das sopas” e “à nossa Junta de Freguesia e à nossa Comissão de Melhoramentos, o suporte que, de acordo com as suas possibilidades, nos facultam ao nível de transportes e cedência de instalações”.
Mas Amílcar Martins não deixou de agradecer também aos grupos que vieram animar a festa, ao padrinho da Feira das Sopas, o maestro Tiago Mateus, a todos os que vieram contribuir para o êxito desta que foi a VI edição da “Ou sim, ou Sopas”.
E todos estes agradecimentos vieram ao final da tarde de domingo, quando foram chamados ao palco as associações presentes, autarcas, o padrinho, para receberem as lembranças alusiva ao evento (algumas feitas pelos utentes de Arganil da APPACDM), tendo também o presidente da Junta de Freguesia, António Gouveia, dito de sua justiça, enaltecendo a iniciativa, os que trabalham e se empenham na organização da feira, a todos os que colaboraram e a todos que vieram a Mouronho, considerando que “este evento é um sucesso, é com muita alegria e satisfação que vejo aqui esta moldura humana, é gratificante. Quero agradecer à Tuna de Mouronho, à sua direcção, a todas estas colectividades, porque é com o esforço de todas elas que se consegue por de pé um evento destes, com este sucesso”.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, depois de enaltecer e agradecer pela iniciativa, de cumprimentar a Tuna e as associações presentes, “que nestes dois dias tiveram a cortesia e a amabilidade de deliciar os inúmeros visitantes, não só com a parte gastronómica, mas sobretudo com a boa disposição, com a harmonia, com o convívio que deve ser o exemplo marcante deste evento”, considerou que “esta VI edição faz com que a ‘Ou sim, ou Sopas’ seja já uma referência não só aqui em Mouronho, no concelho, mas também fora do concelho”.
Por isso e a terminar, Ricardo Cruz disse ainda (e mais uma vez) que “o Município de Tábua sente-se honrado e tem de deixar uma palavra de agradecimento não só aos participantes, mas sobretudo à organização porque conseguem através da gastronomia criar momentos de amizade, de fraternidade, de convívio e de promoção daquilo que de o melhor que se faz nesta freguesia, mas sobretudo também na cultura. Não fazemos nada sozinhos. Parabéns todos e continuem assim. E viva Mouronho”.
Concerto da Tuna no Centro Cultural de Tábua
No próximo dia 7 de Outubro, pelas 21-30 horas, a Tuna Mouronhense vai realizar um concerto no Centro Cultural de Tábua.
A Tuna Mouronhense que está a comemorar o seu 109.º aniversário e assumindo ao longo de todos estes anos o cumprimento da celebração da música, associa-se agora às comemorações do Dia Mundial da Música, com a realização de um concerto sob o tema “Outubro Mês da Música”.
Com início no Dia Mundial da Música, decorrem concertos à escala global em todos os países durante o mês de Outubro, passando a ser considerado o Mês da Música, forma de arte adorada por milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, fazendo parte do seu quotidiano. A música é até uma forma de unir as pessoas e é considerada como um alimento para a alma.
E é isto que a Tuna vai fazer no próximo dia 7, no Auditório Eng. Ivo Portela, do magnífico Centro Cultural de Tábua. As marcações devem ser feitas pelo telefone 235098172 e o custo simbólico é de 2 euros.