MOURONHO ( Tábua): Tuna lançou segundo CD “Viva Mouronho”

Concerto de lançamento no novo CD no Centro Cultural de Tábua

No passado dia 11 de Fevereiro, no Centro Cultural de Tábua, a Tuna Mouronhense apresentou o seu segundo CD e que tem por título “Viva Mouronho”, o hino da Tuna, que faz parte dos temas que integram este magnífico trabalho e que foi dado a conhecer durante o concerto de lançamento da centenária instituição.

Um trabalho que, como foi reconhecido (e enaltecido) pelo presidente da direcção, Amílcar Martins, resulta de “vários meses de trabalho e dedicação e que nos deixa muito orgulhosos, mas isto só faz sentido se for partilhado por todos vós, familiares, sócios, amigos desta centenária instituição. E se juntaram a nós no concerto de lançamento do nosso Viva Mouronho”.

E foi de facto “uma noite magnífica”, como foi referido e reconhecido, este concerto da Tuna Mouronhense, tendo ainda e no final, o seu presidente enaltecido (e agradecido) o trabalho do maestro Tiago Mateus, dos tunos que “emprestam todo este brilho”, dos técnicos, de todos aqueles que apoiaram e tornaram possível o “Viva Mouronho”.

“Eu só quero dizer que isto é uma homenagem ao meu pai” (o saudoso Luís Francisco Martins), como disse a benemérita da Tuna, Clara Martins, enquanto e como considerou Amílcar Martins, “esta homenagem é merecida, porque nos anos 30 foi um homem que se dedicou de alma e coração a esta instituição”, recordando que “a primeira sede da Tuna foi construída por iniciativa do nosso pai. E também foi maestro e dinamizador musical da Tuna Mouronhense”.

O presidente da Junta de Freguesia, António Gouveia, agradeceu todo o esforço e dedicação de todos aqueles que servem a Tuna “e que se vê pela qualidade”, deixando o seu “obrigado por levaram longe e dignificarem o nome de Mouronho”.

Em representação da Câmara Municipal, o vice-presidente António Oliveira, começou por dizer que “foi uma satisfação grande ver a Tuna com um novo CD, que só pela sua imagem podemos constatar que está actual e se que se reflecte na oferta e na qualidade cultural que hoje aqui pode ser presenciada. Estão de parabéns. Em nome do Município de Tábua não podia estar mais satisfeito e para todos vocês que, com esta oferta cultural, continuam a fazer que Tábua seja o Encanto das Beiras, peço uma salva de palmas”.

Amílcar Martins continua a presidir à direcção

No passado sábado, 25 de Fevereiro, na sua sede, reuniu a assembleia geral da Sociedade de Recreio União e Progresso Mouronhense/Tuna Mouronhense para, de entre outros assunto, eleger os novos órgão sociais para o biénio 2023/2024.

E “o grande amor a esta casa”, como referiu, voltou a ser sentido (e vivido) por Amílcar Martins, que mais uma vez foi reeleito presidente da direcção, disponibilizando-se para estar à frente de um grupo jovem, dinâmico, que tem marcado a diferença nas actividades e iniciativas desenvolvidas para bem da centenária instituição. Basta ver o relatório e as contas agora aprovados em assembleia geral, onde está escrito que “o ano de 2022 veio trazer-nos de volta a felicidade de podermos viver na plenitude das nossas capacidades”. E foram muitas, desde a participação em festas e actuações para que foram convidados, até à realização da sua Feira das Sopas, a “cereja no topo do bolo” e que acabou por se traduzir em mais um êxito.

Mas também a celebração dos 108 anos da Tuna, a representação no popular programa da RTP, “O Preço Certo”, “ficamos a dever esta oportunidade ao dr. Júlio Pocinho, secretário da Junta de Freguesia” e essa participação “rendeu-nos a atribuição de um lote de prémios validados em quatro mil e seiscentos euros”, a participação no espectáculo, em Góis, “Uma Mulher num Mundo de Homens”, da responsabilidade da CIM-RC, e por tudo isto e segundo a direcção, “vamos continuar, quer integrados quer fora dos corpos sociais da Sociedade de Recreio União e Progresso Mouronhense, a ajudar no que for necessário para manter e glorificar a sua pérola, a Tuna Mouronhense”.

Para isso não deixa de ser importante também a Escola de Música, que “sob a batuta do professor Tiago Mateus e com a professora Carina Ferreira, entrou em pleno funcionamento. (…) É a nossa ‘academia’ a funcionar”, como se escreve no relatório de actividades, enquanto no plano de actividades para 2023, além do “alargamento da actividade da Sociedade de Recreio, União e Progresso de Mouronho a todas as áreas previstas nos objectivos definidos nos seus estatutos” e de “manter estreita colaboração com todas as instituições da nossa freguesia” e em “especial com o nosso Município e com a Junta de Freguesia”, está previsto a aquisição de instrumentos e seu restauro e reparação, dinamizar a população da freguesia, concorrer a verbas oficiais, promover acções de carácter cultural e em especial a realização da VI edição da Feira das Sopas, nos dias 16 e 17 de Setembro, e a realização de um Sarau Cultural, a 11 de Novembro, comemorativo do 109.º aniversário da Tuna Mouronhense.

Corpos sociais para o biénio 2023/2024
Assembleia geral
– Manuel Lourenço Dinis Gamboa, presidente; Marco Esteves, vice-presidente; e Andreia Sofia Gouveia Pinto e Beatriz Cristina Abreu Abranches, secretárias.
Direcção – Amílcar Anjos Martins, presidente; Rui António Marques Dinis Andrade, vice-presidente; Patrícia Alexandra Rodrigues Ferreira, secretária; Carina Sofia Rodrigues Ferreira, tesoureira; Rafaela Mota Neves, vogal; e Maria Filomena Castanheira Andrade e Elisa Figueiredo, suplentes.
Conselho fiscal – Vítor Manel Mota Alves Fortunato, presidente; Aníbal José Figueiredo Mota, vice-presidente; e Jorge Manuel Correia Barbosa, Leandro Frias e Joana Catarina Cruz Gomes, vogais.