MUNDO: Natal trágico para a música

ALEXANDROV ENSEMBLE

Uma das grandes instituições da cultura mundial, o Alexandrov Ensemble, também conhecido como o Coro do Exército Russo (antes Exército Vermelho, no tempo da URSS), era constituído por um coro masculino, uma orquestra e um corpo de bailarinos.

Desapareceu ontem, dia 25 de Dezembro, num desastre de aviação, tendo morrido 92 pessoas, incluindo a tripulação e jornalistas que acompanhavam a digressão.

A instituição foi fundada em 1905, no tempo dos czares, e destacou-se ao longo da sua história pela sua absoluta excelência artística.

Ao longo dos seus 111 anos de existência, o Alexandrov Ensemble of Song and Dance encheu todos os maiores teatros do mundo onde quer que actuasse, sendo o seu nome sinónimo de uma excelência artística inultrapassável, tanto no campo da música como da dança.

GEORGE MICHAEL

O cantor britânico George Michael morreu também ontem, em casa, tudo indica vítima de um ataque cardíaco.

De seu nome Georgios Kyriacos Panayiotou, tinha 53 anos, e foi autor de alguns dos maiores êxitos da música pop do século XX, como – ironicamente – Last Christmas, da “boys band” Wham, da qual foi fundador.

Ao longo da carreira, George Michael vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo todo, e agora estava a fazer um documentário sobre a sua vida.