Comemora-se hoje, 26 de Maio, o dia de São Floriano (patrono dos bombeiros), mas, o Dia Internacional dos Bombeiros, foi instituído após inúmeros e-mails de todo o mundo, em 26 de Maio de 1999, que davam conta da morte de cinco bombeiros em trágicas circunstâncias num incêndio na Austrália.
Neste dia festivo para os “soldados da paz”, um antigo elemento do Corpo de Bombeiros Voluntários Argus, deu conta à A COMARCA que lamentava que as direcções da Associação Humanitária nunca tenham constituído “um corpo de ex-bombeiros” para representar a Corporação arganilense em quaisquer actos solenes. Segundo aquele bombeiro “era uma maneira da Associação estar “sempre presente” dando folga ao Corpo Activo”, lamentando ainda que as direcções nunca tivessem homenageado “aqueles que tudo deram, numa época de escassez de meios”.
No próximo dia 3 de Junho, realiza-se o 6.º Convívio de “Bombeiros Fora do Activo dos BVArgus” – iniciativa que acontece anualmente – altura que é aproveitada para colmatar aquilo que dizem ser “uma lacuna” e “internamente serem homenageados os antigos bombeiros”.
No jantar deste ano, José Carlos Trindade Ventura será o bombeiro dos BVArgus que receberá a merecida homenagem por parte dos seus pares.