NACIONAL: Bombeiros recebem formação britânica para prevenir perdas humanas

bombeiros_1

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) está a promover o primeiro Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida, orientado por formadores britânicos do Fire Service College, para prevenir ferimentos e perdas humanas em incêndios urbanos e industriais.

Decorrendo no pólo de S. João da Madeira da ENB, especializado na formação sobre esse tipo de fogos, os primeiros dias do curso foram dirigidos a 14 formadores internos da instituição que, ainda acompanhados pelos técnicos do Reino Unido, preparam na sexta-feira um novo grupo de outros tantos formadores.

“Esta é uma formação propinada e por isso é que tinha vagas limitadas, mas, depois, passará a integrar a oferta formativa normal da ENB”, adiantou à Lusa fonte dessa entidade.

“Sempre que as corporações solicitem o curso e a Autoridade Nacional da Protecção Civil reconheça a sua necessidade, a ENB dará esta formação autonomamente”, acrescenta.

Essas futuras aulas terão por base os conhecimentos agora transmitidos pelos técnicos da instituição que, no Reino Unido, tem a responsabilidade de formar os bombeiros nas áreas da liderança, da gestão de emergência e do treino avançado.

Sustentado numa parceria “de estreia colaboração” entre a ENB e o Fire Service College, o curso é certificado de acordo com a norma NFPA 1407 e explora uma “metodologia maioritariamente prática”.

O objectivo é “elevar os procedimentos operacionais de segurança no corpo de bombeiros através da qualificação de quem integra ou lidera operações de socorro, especialmente na Equipa ou Brigada de Intervenção Rápida”.

Segundo informação da ENB, um especialista nessa matéria é o norte-americano Bob McKee, que, várias vezes distinguido pela sua carreira de bombeiro, está em S. João da Madeira para partilhar com os profissionais portugueses a sua experiência em teatros de operações como o ataque ao World Trade Center de Nova Iorque, o desastre do vaivém espacial Columbia e o furacão Katrina.