NO DOMINGO, 15 DE SETEMBRO: “Usos e Costumes em Lisboa”

Como A COMARCA já noticiou, no domingo, 15 de Setembro, no Largo da Graça, em Lisboa, repete-se a história mais um ano, com o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa a associar-se à Junta de Freguesia de S. Vicente para organizar a 24.ª edição do seu Festival de Folclore.

“Usos e Costumes em Lisboa – XXIV Festival de Folclore”, promete ser mais uma jornada etnográfica de excelência, com a participação de Grupos de Folclore cuja representação dos tempos idos é da mais digna supremacia e que são o Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã (Amarante / Baixo Minho Interior), Rancho Folclórico dos Moleanos (Alcobaça/ Alta Estremadura – Serra), Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Modivas (Vila do Conde / Douro Litoral – Norte), Rancho Folclórico de Geraldes (Peniche / Alta Estremadura – Norte) e Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa (Arganil / Beira Litoral – Serra).

Mediante o que tem vindo a repetir-se nos últimos 23 anos, este Festival tem o grande objectivo de trazer a Lisboa as tradições, os usos e os costumes de tempos idos através da presença de Grupos de Folclore e Etnografia considerados o espelho que reflete esses tempos.

O Festival tem início pelas 15 horas, com o desfile dos Grupos; 15-20, sessão de abertura; e 16, actuações dos Grupos participantes. Haverá também bar aberto, venda de enchidos e outros produtos regionais, artesanato, doçaria típica (como coscorões) e ainda porco no espeto.

O Associação do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa convida todos os sócios, amigos, conterrâneos e conhecidos a estarem presentes nesta festividade para, deste modo, engrandecê-la e fazer parte dela; porque “só com a união e colaboração de todos é que o movimento folclórico ganha força para continuar vivo! Venha conviver, divertir-se a conhecer um pouco mais das tradições deste belo país à beira-mar plantado”.