No domingo, 24 de Abril, vai realizar-se o 1.º “Pé Cristo” da Unidade Pastoral de Arganil (e também o Dia da Igreja Diocesana), integrado nas comemorações dos 500 anos da capela de Nossa Senhora do Mon’Alto.
O 1.º “Pé Cristo” é uma caminhada que começa em cada uma das paróquias que integram a Unidade Pastoral – Arganil, Sarzedo, Secarias, Celavisa, Folques, Pombeiro da Beira e S. Martinho da Cortiça – com os participantes cada um com camisolas de cores diferentes a saírem das suas paróquias e a encontrarem-se no Sub-Paço, em Arganil, para depois, todos juntos, subirem a pé ao Santuário do Mont’Alto onde, pelas 11.30 horas, será celebrada a missa, seguida do almoço partilhado e convívio.
Um dia de encontro e de confraternização que se pretende seja vivido em verdadeiro espírito fraternal e de amizade entre os já mais de 450 participantes inscritos, em mais esta iniciativa da Unidade Pastoral de Arganil, de que é responsável o reitor, padre Lucas Pio, e que pretende também um maior e melhor conhecimento entre todos os paroquianos e aqueles que, a pé ou com outro qualquer meio de transporte, se juntem a este 1.º “Pé Cristo”.
Ainda no dia 24, pelas 21-30 horas, no salão do Centro Paroquial de Arganil, realiza-se o concerto comemorativo do 25 de Abril, “Vozes de Abril – uma Expressão, uma Memória”, pela Orquestra Didáctica “Passo por Compasso” da Escola de Música “Pauta em Movimento”.
As entradas são livres.
No dia 22 de Maio, o Bispo de Coimbra inaugura importantes obras na paróquia
No próximo dia 22 de Maio, o Bispo de Coimbra. D. Virgílio Antunes, vai estar em Arganil para presidir à reabertura da igreja matriz, depois das grandes obras que ali estão a ser realizadas, novo piso, pinturas, aquecimento e que, no seu conjunto, irão tornar mais digno e acolhedor o templo sagrado e tão importante marco da fé da nossa terra e dos arganilenses.
O Bispo de Coimbra presidirá à missa solene, pelas 11-30 horas, e bênção da imagem de Nossa Senhora de Lourdes (oferecida e trazida do Santuário de Nossa Senhora, em França para colocar na gruta da Fonte Santa); pelas 13 horas, almoço no restaurante do Mont’Alto (promovido pelo Lions Clube de Arganil e cuja receita reverterá a favor das obras da capela do Senhor da Ladeira) e, após o almoço, a bênção da capelinha de Santa Maria Madalena e Santa Egípcia, junto à casa do ermitão no Mont’Alto.
D. Virgílio Antunes presidirá ainda à reabertura da capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, onde também foram realizadas grandes obras de conservação e restauro, e à inauguração do novo binóculo que vem substituir aquele que, um dia e há muito, muito tempo desapareceu, e que permitirá às pessoas, com o seu olhar, chegarem mais perto das magníficas belezas que ao longe se avistam do Santuário.
Não podemos deixar de referir, é de justiça que se faça, que depois de outras já realizadas, estas iniciativas, estes melhoramentos, estas obras se ficam a dever à dinâmica do reitor de Arganil, padre Lucas Pio, que desde a sua chegada foi capaz de sensibilizar, motivar e envolver as pessoas para a necessidade de recuperar e preservar não só o rico património paroquial, escondido e degradado, mas também para o dar a conhecer e tornar ainda mais rico todos estes tesouros de Arganil e dos arganilenses.
Mas para tudo isto foi é necessário muito dinheiro, mas como tão bem gosta de dizer o reitor, “é preciso falar”. E o padre Lucas Pio isso tem feito, falar (mas também dar exemplo a arregaçar as mangas e trabalhar) e, desde logo, começaram a chegar as ajudas, as ofertas, os apoios, sem esquecer as iniciativas como a Feirinha Madre Teresa de Calcutá que, envolvendo um conjunto de pessoas de boa vontade, tem angariado alguns milhares de euros nas “vendinhas” que periodicamente fazem à porta da igreja matriz e que têm revertido em favor das obras que ali estão a ser realizadas.
Mas também as ofertas de materiais e de mão de obra têm tornado possível as obras de recuperação da capelinha que vai ser inaugurada, também da capela de Nossa Senhora do Mont’Alto que, ao longo do ano e na comemoração dos seus 500 anos, integra ainda no seu programa outras iniciativas, como e de entre outras, 1.º “Auto Cristo” (passeio de carros antigos, em data a designar) e a realização das festas da Padroeira dos arganilenses, em 15 de Agosto próximo.