No fim-de-semana, a praia fluvial da Senhora da Graça, em Serpins, no concelho da Lousã, recebe a 4.ª prova do Campeonato Nacional de Trial.
“Esta prova em Serpins é o retomar de uma tradição. Durante muitos anos fizemos aqui provas a contar para o Campeonato Nacional. Por várias razões, incluindo a pandemia, foram interrompidas estas provas e, este ano, a convite da Junta de Freguesia de Serpins, estamos cá para retomar esta tradição e para a realização da quarta de sete provas do Campeonato Nacional, disse o presidente da comissão de trial da Federação de Motoclismo de Portugal, Manuel Vieira.
E depois de deixar os agradecimentos pelo “convite para voltar aqui, onde já houve muitas e boas provas” e de dizer que “esperamos que, no futuro, Serpins faça sempre parte do calendário nacional de trial”, Manuel Vieira deixou também a garantia de espectáculo, “até porque a elite nacional da modalidade vai estar em Serpins”, dando a conhecer que “vão estar aqui cerca de 35 pilotos de todas as sete classes envolvidas, desde a elite nacional aos mais pequeninos, os infantis que são o futuro da modalidade”, sem deixar de realçar que “a Serra da Lousã é um cenário de excelência para este tipo de provas” e de considerar que “a beleza natural desta região, a envolvência e o apoio da população que comparece sempre em força dão um ânimo e um colorido especiais à prova”.
“Serpins e a sua população gostam de trial”, disse o presidente da Junta, Paulo Simões, acrescentando por isso que “também por esse motivo e para atrair muitas pessoas a Serpins, desde a primeira hora que tivemos sempre em mente trazer este Campeonato para cá. O Nacional de Trial é uma modalidade com história e tradição em Serpins” e, por esse facto, “a Junta de Freguesia não podia deixar passar esta oportunidade”, considerando por isso muito importante “o investimento feito em iniciativas de desporto e de cultura que possam promover e divulgar a freguesia de Serpins e o concelho da Lousã”, deixando ainda o convite às famílias “para um dia que se quer de festa, quem quiser vai ver o trial, quem não quiser fica aqui na praia fluvial ou podem fazer duas coisas, têm é de vir. Visitem o nosso comércio e restauração e apreciam as nossas paisagens fantásticas”.
Em representação da Divisão de Desporto da Câmara Municipal da Lousã, Pedro Silva, depois de referir que “a maioria das provas em Portugal são no norte, por isso é muito bom ter uma prova em Serpins. É bom para quem vê, porque é uma modalidade esquisita e diferente, e bom para os pilotos porque os que vêm do sul não precisam de fazer tantas viagens ao norte”, dando “os parabéns à Junta por voltar a puxar esta iniciativa de grande valor para a freguesia de Serpins e para concelho da Lousã”.