Os dois primeiros fins-de-semana de Março vão ser marcados pela realização de dois certames que têm como denominador comum, o Queijo Serra da Estrela, para além da promoção dos produtos endógenos, do artesanato e da cultura dos dois concelhos.
Em Tábua, após um interregno provocado pela pandemia, o primeiro fim-de-semana (dias 4 e 5) de Março será marcado pelo regresso da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, com lugar marcado para o Pavilhão Multiusos.
Sem perder a génese, o certame volta a trazer aos visitantes a excelência dos produtos endógenos e a gastronomia de referência e as tradições do concelho de Tábua, que serão o mote para atrair mais visitantes que, para além de puderem adquirir aquelas especialidades locais, poderão ainda assistir a diversas expressões musicais e culturais identitárias de “Tábua, O Encanto das Beiras!”, havendo ainda espaço para apresentação de Showcookings, Provas de Vinho, Workshops Infantis, Espaço Animal e Agrícola, entre outras surpresas, revela a autarquia.
Para o presidente do Município, a edição deste ano do certame (…) «é um novo marco na estratégia de promoção e valorização das produções locais, transmitindo um sinal aos produtores e empresários rurais do concelho de que o Município de Tábua está empenhado em afirmar o concelho através dos seus activos distintivos e diferenciadores», através da divulgação do melhor que Tábua tem para oferecer, (…) «gerando uma nova dinâmica económica e social associada ao potencial do mundo rural», explica Ricardo Cruz.
Para os interessados, refira-se que as inscrições para os Expositores (produtos endógenos, artesanato, comerciais) decorrem entre os dias 9 e 31 de Janeiro (limitadas aos espaços disponíveis), e podem ser efectuadas mediante preenchimento de ficha de inscrição disponível em https://www.cm-tabua.pt/viver/feiras-e-mercados/tabua-de-queijos/tabua-queijos-sabores-beira e remetidas através do email: tabuadequeijos@cm-tabua.pt.
Uma semana depois, a maior Festa do Queijo de Portugal regressa entre os dias 11 e 12 de Março ao centro da cidade de Oliveira do Hospital.
O evento, que se quer continuar a afirmar como o principal cartaz turístico da região centro, tem como rei da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo e contará com a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e muita gastronomia.
Assim, no segundo fim-de-semana de Março, serão várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados irão encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade), e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.
Ainda segundo a autarquia oliveirense, a aposta passa também pela promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes.
A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão actuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados no certame.
Os visitantes poderão ainda assistir aos habituais “shows cooking”, que terão sempre como base aquela que é uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela, e outros produtos locais de qualidade.
Para o presidente da Câmara Municipal, o evento (…) «é responsável pela atraccão de muitos milhares de visitantes a Oliveira do Hospital, dá uma enorme centralidade a um produto de grande excelência como o queijo Serra da Estrela, assim como a outros produtos endógenos, gerando grandes condições de negócio e riqueza para os seus produtores».
José Francisco Rolo sublinha também que a Festa do Queijo Serra da Estrela, tem a particularidade se ser (…) «uma grande alavanca da economia local», dando como exemplo as elevadas taxas de ocupação que normalmente se registam nos sectores da restauração e da hotelaria.
«Vamos todos empenhar-nos na edição de mais uma feira com sucesso, e que mostre ao país o nosso enorme potencial turístico e gastronómico, projectando igualmente uma imagem de grande dinamismo e vitalidade dos nossos produtores» refere ainda o autarca.
Recorde-se que a Festa do Queijo Serra da Estrela inicia, dia 11 de Março, às 9h00, com a transmissão em direto do programa Terra-a-Terra, da TSF, e na tarde de domingo, as atenções estarão centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 14h00 e as 20h00, que irá mostrar a maior festa do queijo do país nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro.