NO SEMINÁRIO MAIOR DE COIMBRA: Os “Contos de Fajão” sobem ao palco

Como aconteceu no dia 11, no dia 25 de Fevereiro, no Salão de São Tomás do Seminário Maior de Coimbra será apresentada a peça de teatro “Todos ao Monte e Fé em Deus”, uma criação das Companhias de Teatro Encerrado para Obras e NAVIO.

A peça tem como base os “Contos de Fajão”, um importante trabalho de etnografia e folclore popular recolhido por Nunes Pereira a partir da tradição oral da antiga vila de Fajão, no concelho da Pampilhosa da Serra. Este conjunto de narrativas foi posteriormente representado pelo artista em matrizes de xilogravura, produzidas entre 1975 e 1995, hoje integradas na exposição permanente da Oficina-Museu Nunes Pereira, localizada no Seminário Maior de Coimbra. Os “Contos” foram igualmente publicados em livro, a 15 de Maio de 1989, reforçando o seu valor documental, cultural e artístico. A atualidade e pertinência desta recolha justificam a sua adaptação e apresentação em contexto teatral.

Em cada um dos dias de apresentação foram e serão realizadas duas sessões, às 10h30 e às 14h30 e que se destinaram e destinam prioritariamente às escolas, encontrando-se igualmente abertas ao público em geral, mediante inscrição prévia.

Este evento assinala o segundo momento de um vasto programa de reconhecimento da obra e do legado de Nunes Pereira, que decorre entre 3 de Dezembro de 2025 e 9 de Dezembro de 2026, com expressão a nível regional e nacional.

Associam-se a este programa o Seminário Maior de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro, enquanto parceiros na coordenação geral, bem como os Municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis, Lousã, Coimbra, Cantanhede e Montemor-o-Velho, entre muitas outras entidades e projetos de referência nos planos local, regional e nacional.

Marcação das sessões de teatro: telefone: 239 792 340/email: mnp1906aanp@gmail.com