NOVO ESPAÇO DE SAÚDE : Clínica ArgoTerapias abriu em Arganil

No passado domingo, foi inaugurada na Avenida das Forças Armadas, nesta vila, a Clínica ArgoTerapias – Saúde/Bem-Estar/Formação.

Um empreendimento (e com direcção) de Rita Cunha Neves, do Sarzedo, filha de Rui Almeida Neves e de Ângela Cunha Neves, a nova Clínica é um sonho realizado da jovem terapeuta da fala (que também trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Arganil) e que, como disse ao nosso jornal, “a ArgoTerapias é uma Clínica que veio para servir a população arganilense nas áreas da terapia da fala, da psicomotricidade, da psicologia e da nutrição, necessários em Arganil e que tanta falta fazem para servirmos melhor a comunidade arganilense”

Perante esta necessidade, a aposta de Rita Neves nesta Clínica, que vai funcionar todos os dias, por marcação, e que além da sua directora, tem ao seu serviço mais três jovens especialistas, a psicóloga Inês Dias, a nutricionista Marisa Rodrigues e a psicomotricionista Márcia Neves (do Barrigueiro – Pomares), “mas futuramente iremos ter mais áreas para criarmos aqui uma equipa mais multidisciplinar e mais sólida mas, para já e a partir de amanhã, vamos iniciar com estas quatro áreas. Estamos cá para ajudar as pessoas”.

Mas porque falava em ajuda, Rita Neves não deixou de referir ainda que, “para já, vamos iniciar a actividade sem qualquer tipo de acordos ou convenções, mas através de um seguro privado e uma ajuda ao nível de vida da zona, ou seja, não vamos cobrar os mesmos valores do que numa cidade, Coimbra ou Lisboa, os valores foram pensados e ajustados o nível de vida das pessoas aqui em Arganil para conseguirmos dar resposta e ajudar , mas claro que a curto, médio prazo, teremos de pensar em outras formas de apoio para que seja acessível a todas as pessoas que necessitem dos serviços e de vir à nossa Clinica”.

Apesar do apoio dos pais em todas as suas decisões (e do “muito apoio, à distância”, da irmã Cíntia Andreia), Rita Neves deu a conhecer que “estou neste empreendimento sozinha. Foi esse o meu pensamento, é isso que eu quero e surgiu esta oportunidade, avancei e cá estou, com todos os riscos”.

Recrutou empresas locais para fazer as obras necessárias “para que isto fosse possível e porque senti necessidade de ter um espaço, porque apesar de estar a trabalhar na Santa Cada da Misericórdia, no final do dia e em horário pós-laboral, sempre fiz atendimentos privados. (…) Nós, na Santa Casa, apoiamos muita gente, mas também ficam de fora muitos outros”.

Um espaço que, segundo a sua directora, permite agora “prestar serviços de melhor qualidade, melhores condições às pessoas e também para dar mais visibilidade a esta área da terapia da fala e ter uma equipa que colabore com a terapia da fala. Porque tudo é feito em equipa e tendo aqui a equipa de profissionais que trabalham em conjunto, é muito mas fácil fazer o encaminhamento das crianças e adultos e atingirmos assim os necessários objectivos terapêuticos”.

Mas para que o espaço fosse uma realidade, só a coragem tornou possível o sonho da jovem empreendedora “em ter um dia a minha própria Clínica”, disse Rita Neves, que como tantos outros jovens “e para trabalhar na nossa área, somos obrigados a ir para fora”, mas querendo contrariar essa realidade acabou por ter a coragem de se lançar “a um empreendimento deste tipo, (…) não deixa de ser necessária muita coragem, mas agora aqui estou eu, com o meu próprio espaço que me dá tanto orgulho” e um projecto que aposta também na formação, “que está pensada, a longo prazo, mas que revelarei quando chegar a altura. E que poderá vir a criar mais postos de trabalho, especialmente para jovens licenciados nestas áreas”. E porque, afinal, “a saúde, o bem-estar e formação vão ser os três grandes pilares da ArgoTerapia”.

O orgulho e a alegria de Rita Neves eram bem visíveis na inauguração da nova Clínica, onde além dos pais, família, amigos, também não deixaram de ser partilhados pelo vereador da Câmara Municipal, Luís Almeida, pelo coordenador do Centro de Saúde, dr. José Coimbra, pelo director geral da Santa Casa da Misericórdia, Nuno Gomes, por Antonino Carvalho Bicho e dr.ª Isabel Carvalho, em representação do Centro Social Paroquial do Sarzedo, todos juntos a deixarem os parabéns e manifestaram os seus votos dos maiores sucessos à jovem empreendedora que, como nos disse, “espero que assim seja, vamos fazer por isso, porque se antes não tinha previsão de vir para cá porque não havia oferta de trabalho, fui para o Porto, para a Lousã, até que surgiu a possibilidade de vir fazer uma substituição à Santa Casa da Misericórdia, que me permitiu voltar às origens e acabei por ficar. E porque Arganil precisa de jovens que façam mais pela sua e nossa terra”.