NOVO GOVERNO: Secretários de Estado oriundos da freguesia de Pombeiro da Beira (Arganil)

No passado dia 30 de Março, tomou posse XXIII Governo Constitucional que, além do Primeiro Ministro, António Costa, é composto por 17 Ministros e 38 Secretários de Estado, dois dos quais oriundos da freguesia de Pombeiro da Beira, do concelho de Arganil, a dr.ª Ana Sofia Pedroso Lopes Antunes, que continua Secretária de Estado da Inclusão, e o dr. Pedro Luís Ferrão Tavares, novo Secretário de Estado da Justiça.

Ana Sofia Antunes, nasceu em 1981, em Lisboa, cresceu em Vale de Milhaços (Corroios), vive em Vila Franca de Xira e está ligada ao Picadoiro, da freguesia de Pombeiro da Beira, de onde é natural a sua mãe e seus avós. Cega congénita, em 2015 tornou-se a primeira cidadã com este tipo de deficiência a integrar o Governo. Foi presidente da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal e tem sido ela própria “um exemplo vivo de inclusão das pessoas com deficiência”, tendo tirado a licenciatura em Direito pela Universidade de Lisboa e, depois de ter feito estágio, entrou na Ordem dos Advogados e exerceu um ano de advocacia nas áreas do Direito Administrativo, Urbanístico e Imobiliário. Recebeu o convite para trabalhar na Câmara Municipal de Lisboa, onde foi assessora jurídica do vereador da Mobilidade, entre 2007 e 2013.

Em 2010, Ana Sofia Antunes ficou igualmente responsável pelos trabalhos do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa e coordenou a respectiva Comissão de Acompanhamento. Três anos depois, transitou para a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), onde foi provedora do Cliente. Foi candidata a deputada pelo Partido Socialista às eleições legislativas de 2015 e 2019, eleita nesta última pelo Círculo de Lisboa e, a nível autárquico, foi deputada municipal pelo PS no concelho de Arganil.

Pedro Luís Ferrão Tavares, nasceu em 22 de Maio de 1978, em Coimbra, é filho da Professora Clara Ferrão e de Luís Tavares, e neto dos saudosos pombeirenses Augusto Pires Dias Ferrão e Maria de Lourdes Marques Lopes. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em e-Business pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e mestre em Novos Media e Práticas Web pela Universidade Nova de Lisboa, foi diretor de marketing da Vision-Box (até 2020), da PHC Software (2013-2015) e ainda diretor de Marketing & New Trends da Gfi Portugal (2011-2013).

Em 2003, na UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, Pedro Ferrão Tavares teve a cargo projetos de inovação e também a comunicação de projetos transversais de simplificação e modernização do Estado, como o conceito, imagem, comunicação e aberturas das Lojas de Cidadão de 2.ª Geração ou reposicionamento das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal ou a colaboração no desenvolvimento de inúmeros portais públicos como o Portal do Cidadão, Portal da Empresa, ou a Biblioteca Online do Conhecimento b-On. Entre 2007 e 2009 trabalhou na AMA – Agência para a Modernização Administrativa e posteriormente no Turismo de Portugal (2009-2011). Exerceu as funções de técnico especialista no Gabinete da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, onde criou um plano completo de comunicação digital para a área de Justiça, incluindo uma abordagem inovadora num modelo de contacto direto com os cidadãos e produção de indicadores de transparência, onde desenvolveu ainda os projetos-piloto integrado “Espaço Óbito” e “Tenho uma Criança”.

Coordenador da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada, Pedro Ferrão Tavares foi técnico especialista em Transformação Digital e Inovação no Gabinete da Secretária de Estado da Justiça, geriu diferentes iniciativas nacionais de transformação digital na área da Justiça, incluindo o Laboratório de Inovação HUB@Justiça, o BUPi, o Justica.gov.pt, o Portal de Transparência e Participação, e os novos conceitos para Serviços Públicos: Tribunal Mais – novo conceito de Tribunal Digital e Conservatória do Futuro e, dentro do Governo, foi um ponto de contacto para a OCDE em diferentes iniciativas de transformação digital, como para o relatório sobre Justiça Inovação em Portugal.

A COMARCA endereça os parabéns a Ana Sofia Antunes e Pedro Ferrão Tavares, com votos dos maiores sucessos no desempenho das importantes funções para que foram chamados no novo Governo, sem esquecerem as suas raízes à freguesia de Pombeiro da Beira de onde saíram outras importantes personalidades que, ao longo dos tempos, se destacaram também a nível nacional e ao serviço de Portugal.