
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou esta manhã a edição deste ano das Marchas Populares, que decorrem este sábado, dia 13, a partir das 21 horas, no Parque do Mandanelho, na cidade oliveirense.
Assim, pelo recinto vão passar 9 marchas: 6 seniores – marcha da Freguesia do Seixo da Beira; marcha da Freguesia de Alvoco das Várzeas; marcha do Futebol Clube de Oliveira do Hospital; marcha da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; marcha da Freguesia de Meruge, e a estreia marcha da Sociedade Recreativa Ervedalense (Ervedal da Beira); e 3 infantis – marcha do Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira; marcha da Fundação Aurélio Amaro Dinis; e marcha da Casa da Obra Dona Josefina da Fonseca.
«Ao todo serão 558 marchantes envolvidos este ano nas marchas populares, sendo que destes 558, 177 são crianças», revelou Luísa Correia, vereadora da Cultura.
No decorrer da conferência de imprensa de apresentação do evento, a autarca salientou que as Marchas Populares (…) «são mais do que um evento festivo, são a expressão viva da nossa identidade, da nossa cultura popular, das nossas raízes e das nossas tradições», mas, também (…) «o espírito comunitário que de facto caracteriza o conselho de Oliveira do Hospital».
Para o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Populares são já (…) «um grande evento-marca» do concelho (…) «que atrai a gente para vir ver as marchas».
Referindo-se aos temas de cada uma das marchas que participarão na iniciativa, José Francisco Rolo, destacou a tradição e (…) «trazem a vivência de cada instituição, a vivência de cada comunidade, mas também trazem mensagens. Mensagens que são pedagógicas e são mensagens de actualidade», relevando que, da mesma forma que põe as pessoas a aplaudir, a sorrir e a vibrar (…) «simultaneamente passam mensagens de preservação e protecção ambiental, de pedagogia junto dos mais jovens para a preservação do ambiente, para a preservação da nossa memória colectiva».
Estão assim reunidos todos os ingredientes para que a noite do próximo sábado, seja de festa, atraindo espectadores do concelho e da região.
Recorde-se que as Marchas Populares de Oliveira do Hospital contam com a participação da apresentadora da TVI, Alice Alves, e também do comunicador e radialista, José Conde.

