OLIVEIRA DO HOSPITAL: A cultura e as artes voltam ao Vale do Alva na “V Semana Cultural de Penalva de Alva”

A Sociedade Recreativa Penalvense (SRP) anuncia o regresso da Semana Cultural de Penalva de Alva (SCPA), que este ano celebra a sua quinta edição. Entre os dias 22 e 30 de Dezembro, esta aldeia do sopé da Serra da Estrela torna-se um palco de celebração cultural para residentes e visitantes, abrindo as portas às artes, à natureza e à tradição com uma variedade de atividades.

Este ano, a SCPA será inaugurada na noite de 22 de Dezembro com o quarteto de fados Na Raiz, um grupo cujo foco incide sobre o estudo e interpretação da Canção de Coimbra. A 23 de Dezembro, sobem ao palco da SRP as bandas Shutter Down e Secret Chord, para um serão dedicado à música rock e metal. Na véspera de Natal acontecerá a tradicional Fogueira de Natal e, no dia 25, o também já habitual Quiz Cultural.
No dia 27, o paisagista sonoro Luís Antero apresenta um cine-concerto com as obras de cinema mudo «Nazaré, Praia de Pescadores», de Leitão de Barros, e «Mulheres da Beira», de Rino Lupo, que será seguido por uma noite de Observação Astronómica, organizada em colaboração com o Clube de Astronomia do Alva.

O cinema continua no dia 28 com a exibição das curtas-metragens «Icarus» de Nuno Mina, «A Dança dos Mosquitos» de João Ferreira, e «Hoje, Aqui e Agora» e «Alvoco» de Luís Antero e Tiago Cerveira.

A 29 de Dezembro acontecerá o Jantar Tradicional de Natal para sócios e amigos da SRP, seguido de um concerto de O Português Ninguém, projeto musical do penalvense Luís Oliveira.

A SCPA encerrará no dia 30 com a atuação do grupo Da Nossa Aldeia na
Igreja Matriz de Penalva de Alva e de um concerto da banda de jazz e bossa nova Filipe Furtado Trio.

Recorde-se que a primeira edição da SCPA nasceu logo após os incêndios de 15 de Outubro de 2017, que assolaram toda a região do Vale do Alva. Em face da tragédia, a aldeia de Penalva de Alva procurou revitalizar-se a partir da cultura, nomeadamente através da realização
da Semana Cultural, que ainda hoje se destaca pelo respeito pela tradição, sustentabilidade e preservação cultural do património da sua região.