OLIVEIRA DO HOSPITAL: Arte urbana e sustentabilidade de mãos dadas – Cidade limpa tem mais pinta

Trata-se de uma acção de sensibilização com recurso à reutilização de materiais que aposta na difusão de mensagens de positividade e de sensibilização da comunidade para a preservação do meio ambiente.

Tem também como objectivo a promoção e dinamização do comércio local e tradicional da cidade, emprestando um colorido através das novas floreiras distribuídas por espaços verdes da cidade, cuja elaboração das peças contou com o contributo de Paulo Ribeiro, O Artista, artista local.

Uma abordagem, de forma conceptual, que convida à reflexão e sobretudo à acção no que respeita à separação dos resíduos recicláveis e na transformação para a Economia Circular, onde cada um de nós desempenha um papel fundamental.

Esta iniciativa dinamizada no âmbito dos Pelouros do Ambiente e Sustentabilidade; da Floresta; e do Comércio Local é o ponto de partida para uma nova campanha da autarquia que contemplará diferentes acções de que daremos conta em tempo oportuno.

O seu mentor, Nuno Oliveira, vice-presidente da autarquia e que tutela também estes pelouros, destaca a importância de sensibilizar as pessoas para o facto de que o seu comportamento e os seus pequenos actos diários podem ter impacto, positivo ou negativo, em matéria de poluição e preservação do ambiente, da biodiversidade e do planeta Terra.

Refira-se que o Município de Oliveira do Hospital tem mantido uma política activa na área ambiental e da sustentabilidade, desenvolvendo diversas iniciativas e uma forte aposta na sensibilização e educação – particularmente das gerações mais novas – para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais e promovendo a cidadania participativa ao mesmo tempo que apela à responsabilização dos cidadãos. Políticas ambientais reconhecidas por diferentes entidades externas e que têm permitido conquistar, sucessivamente, várias distinções e galardões como a Bandeira Verde ECOXXI ou Bandeira Azul
Evolua. Não polua.