O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, formalizaram, na passada quarta-feira, o contrato-programa que vai permitir a reabilitação do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis, num investimento total na ordem dos 445 mil euros.
O acordo, que com o Município de Oliveira do Hospital e o Governo envolve no procedimento a DGAL – Direção-Geral das Autarquia Locais e a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, representa um investimento financiado em 266 mil Euros, sendo assumidos pela autarquia 180 mil euros, cujas verbas serão integradas no orçamento para o ano de 2023.
No momento da assinatura do contrato-programa, no Salão Nobre da Câmara Municipal, José Francisco Rolo salientou que esta reabilitação (…) «vai melhorar o espaço ao nível da eficiência energética e os níveis de fruição e de conforto» das instalações.
Para o presidente da Câmara Municipal este é mais (…) «um investimento no bem-estar e na qualidade de vida» dos oliveirenses. Um investimento num (…) «importante espaço, que é de todos e para ser usufruído por todos», situado na porta de entrada da cidade, juntamente com (…) «outros espaços de elevada importância» para a cidade e para o concelho, como o Centro de Saúde, o Agrupamento de Escolas, o parque verde dos Marmelos e o futuro Campus Educativo.
Sobre a intervenção a realizar, José Francisco Rolo salientou a necessidade da reabilitação daquele equipamento municipal, que se deve não só a questões de manutenção, “exigentes e permanentes”, como em questão está a continuidade do usufruto de um espaço que também é (…) «exigente a nível de consumos energéticos».
O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, garantiu que a verba de 218 mil euros assegurada pelo Governo para a reabilitação, chega a Oliveira do Hospital (…) «até ao final do ano», assumindo este compromisso como estando na hora de (…) «discutir as prioridades do território», no âmbito do Portugal 2030, por forma a que no segundo trimestre de 2023 “já estejam avisos na rua”.
Carlos Miguel aproveitou a assinatura para parabenizar a decisão do Município de Oliveira do Hospital de avançar para a reabilitação e requalificação Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis, em detrimento da decisão da construção de um novo espaço, de raiz.
Segundo o governante, esta é uma aposta baseada na sustentabilidade, num tempo em que (…) «é mais importante a visão de recuperar e de reabilitar, em vez de fazer de novo. Uma vez que manter edificados os edifícios, é aumentar a atratividade dos equipamentos e aumentar a atratividade do território. É manter a memória colectiva do povo desta terra».
Recorde-se que o Complexo Municipal de Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital foi inaugurado em 1991, apenas com o espaço da piscina exterior, os campos de ténis e o espaço envolvente e um bar. Em 1994 foi inaugurado o espaço infantil, com um tanque para crianças, e o espaço da piscina interior, aquecida.
É usado por milhares de utilizadores ao longo do ano e tem ao momento mais de uma dezena de protocolos estabelecidos com entidades do concelho, entre escolas, clubes, instituições e associações para a sua utilização permanente e continua.
Os investimentos e a atenção dada pela autarquia ao Complexo Municipal das Piscinas e Campos tem sido uma constante ao longo dos anos: ao nível da manutenção, os campos de ténis foram recentemente reforçados com um novo sistema de iluminação de tecnologia LED, mais moderno e eficiente, numa intervenção executada pela Câmara Municipal e que representou um investimento total de 13.514,39 euros.
A promoção dos equipamentos para a prática desportiva tem sido outra postura assumida, com actividades e iniciativas em desenvolvimento, como o novo Programa Municipal de Iniciação ao Meio Aquático, implementado pela Câmara Municipal, que arrancou na passada semana (ver edição de A COMARCA de 24 de Novembro) e que chega a mais de 240 crianças do Pré-Escolar dos estabelecimentos escolares da rede pública do concelho.