O Município de Oliveira do Hospital assinala o 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com a dinamização de várias iniciativas que convidam à participação activa de todos os oliveirenses, como exposições, concertos, encontros intergeracionais e tertúlias.
O ponto alto das comemorações acontece na sessão solene evocativa, na quinta-feira, a partir das 10H30 nos Paços do Município. A cerimónia é antecedida por arruada na cidade, pelas Fanfarras dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira e pelo hastear da bandeira com interpretação do Hino Nacional pela voz do Coral de Sant’Ana, com participação da Fanfarra e da Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (10H00). Será ainda inaugurado um painel de azulejo “Abril, Liberdade de Expressão” concebido no âmbito do curso de pintura do CEARTE bem como a exposição de fotografia/documental “Do Estado Novo ao 25 de Abril”, cedida pelo docente de História, Abel Oliveira. Ao longo do dia irá disputar-se o “Troféu da Liberdade”, torneio de futsal no pavilhão municipal na cidade.
De destacar, na noite de 24 de Abril, a inauguração da 5.ª Exposição Colectiva de Artes Plásticas, às 21H00 nos Paços do Município onde ficará patente até maio, seguida do concerto “Cantar Abril” com o grupo Musk Abril.
O público pode visitar várias exposições de Abril patentes, até ao final do mês, em diversos espaços do concelho como as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, Bibliotecas Escolares e Paços do Município.
Do programa consta ainda a tertúlia “A celebrar Sophia”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, no dia 26 de Abril às 21H00; o Encontro Internacional de Coros, no sábado a partir das 17H00, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital; e o espectáculo “InSomnio” (dia 27 de Abril às 21H30) no Anfiteatro Romano da Bobadela no âmbito da programação cultural Coimbra Região de Cultura.
Neste mês, o projecto “Lar na Biblioteca” das Bibliotecas Públicas Municipais, nos dias 24 e 26 de Abril em Lagares da Beira e Oliveira do Hospital, também convida os utentes seniores das IPSS concelhias a recordar “Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?”; o Ciclo de Conversas da Literatura à Ciência teve como convidada Vera Dias, jovem oliveirense e investigadora em biotecnologia vegetal; o Clube de Leitura em Voz Alta também não deixou passar em claro a Revolução dos Cravos centrando-se no poeta António Gedeão e para os mais novos, ao longo do mês, as bibliotecas públicas municipais fazem animação de leitura “O 25 de Abril para os mais pequenos”.