
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital reuniu na modalidade Alargada, no dia 2 de Abril, para proceder à eleição da nova presidente.
Eleita entre pares pela Comissão Alargada, a Técnica Superior de Serviço Social da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Carla Camacho é a nova presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital, numa altura em que o nível de exigência e controle das CPCJ implica mais disponibilidade e participação activas.
A técnica sucede ao vereador da autarquia Nuno Ribeiro que concluiu o mandato iniciado em 2022. Na mesma reunião foi também nomeada a nova secretária desta estrutura, Catarina Cardoso, psicóloga da autarquia, e que substitui a professora Manuela Pinto.
Recorde-se que a CPCJ de Oliveira do Hospital tem procurado, ao longo dos últimos anos, promover um trabalho cada vez mais transdisciplinar e colaborativo com o objectivo de reforçar as redes de prevenção, tornando-as mais actuantes para que as crianças e suas famílias se sintam melhor acompanhadas e protegidas. Um trabalho discreto realizado diariamente com as nossas crianças e as suas famílias como têm referido sucessivamente os responsáveis da comissão e membros das várias equipas das Comissões Restrita e Alargada.
Para além da eleição da nova presidente, esta reunião alargada da CPCJ marcou o início das actividades que irão decorrer ao longo do mês de Abril, no âmbito da campanha – “Abril, mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.
No final da reunião de trabalho, simbolicamente, os elementos da Comissão Alargada, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo; e do presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, posaram com o Laço Azul afixado na fachada do edifício da Câmara Municipal.
Este ano a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens voltou a manter como mote o slogan “Serei o que me deres…que seja AMOR!”.
Este ano, e uma vez mais, são várias as entidades que se juntam numa grande acção de sensibilização da comunidade para a prevenção dos maus tractos na infância. Foram distribuídos Laços Azuis às Juntas de Freguesia, Estabelecimentos Escolares e Instituições Particulares de Solidariedade Social com intervenção na área da infância.
Entre outras iniciativas, que merecerão divulgação, para o dia 30 de Abril, está programada a habitual Caminhada Urbana e construção de Laço Azul Humano, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.
Sendo a protecção das crianças responsabilidade de toda a sociedade, pretende-se com esta comemoração consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, através do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda no fundamental envolvimento comunitário.