Finalizado o processo referente à votação das oito propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem e contabilizados os votos, foi verificado um empate entre duas propostas.
Com base na proposta da Comissão de Análise Técnica, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou o lançamento de um novo período de votação apenas para as duas propostas que ficaram empatadas e que são as seguintes:
Proposta n.º 3 – Criar e desenvolver um parque de bicicletas com o objetivo de promover a mobilidade suave e sustentável – Eptoliva
Proposta n.º 4 – Criação de um mural em grafiti alusivo ao incêndio de 15 de outubro de 2017 – Associação Juvenil dos BVOH
O processo de desempate e a votação decorrer entre esta segunda-feira, 22 de Maio e 4 de Junho na plataforma Participa.gov – plataforma de suporte aos processos participativos da Administração Pública – acessível no site https://participa.gov.pt, bastante simples, intuitivo e rápido.
Os cidadãos que reúnam as condições enquanto votantes devem aceder à plataforma – https://participa.gov.pt/base/home – e proceder à votação na sua proposta preferida. Para o caso dos estudantes ou trabalhadores e que não residem no concelho será necessário efetuar o pré-registo, até dia 29 de Maio, em http://www.oliveiradigital.net/opj/index.php/pre-registo
Recorde-se que podem participar na votação os cidadãos que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais do concelho de Oliveira do Hospital.
O Orçamento Participativo Jovem é um processo de consulta directa aos cidadãos mais jovens conferindo-lhes a oportunidade de identificar e propor projectos que considerem de interesse para o concelho. A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital afectou ao Orçamento Participativo Jovem o valor de 10 mil euros, de acordo com o Orçamento Municipal.