OLIVEIRA DO HOSPITAL: “Esta feira é vida…”

Coube à vice-presidente do Turismo do Centro de Portugal, Anabela Freiras (ao centro na foto) inaugurar a maior festa do Queijo Serra da Estrela. Veem-se ainda (da esquerda para a direita), Graça Brito (vereadora), José Carlos Alexandrino (ex-presidente da CM Oliveira do Hospital, deputado da Assembleia da República e actual presidente da AM de Oliveira do Hospital), Dulce Pássaro (ex-Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, ex presidente da AM de Oliveira do Hospital e deputada da Assembleia da República), José Francisco Rolo (presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital), Emílio Torrão (presidente da CIM-Região de Coimbra) e Edgar Pinto (o mais jovem pastor de Oliveira do Hospital)

Estava prometido e a promessa foi cumprida: a Feira/Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital foi mais um sucesso e veio confirmar-se como (…) «promotor impar da economia local e regional».

«A Feira é um hino ao trabalho dos pastores e queijeiras de Oliveira do Hospital, porque são eles que fazem um produto de excelência que é a base deste grande evento»», começou por salientar o presidente da Câmara Municipal, na sessão oficial de abertura dos dois dias do certame.

José Francisco Rolo sublinhou a importância da actividade, que para além de ser tradicional de que resulta um produto de elevada procura no mercado é, também (…) «um produto de valor acrescentado que deve continuar a crescer», reiterando tratar-se de um actividade de futuro, mas para isso, precisa de ser Valorizado, protegido, acarinhado e, sobretudo (…) «reconhecido», já que é uma das “7 Maravilhas” da gastronomia portuguesa, e em 2023 foi reconhecido como um dos dez melhores queijos do mundo.

Para isso, o autarca garantiu a continuidade do apoio por parte da Câmara Municipal e também da ANCOSE. «Estamos disponíveis para dar esse apoio técnico», revelando que (…) «há sinais que se vislumbram no horizonte» como seja o Programa de Valorização dos Recursos Endógenos PROVER para a fileira dos queijos DOP da Região Centro (…) «é um bom sinal para valorizar esta actividade». Mas também no âmbito da PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum – (…) «é importante valorizar eta actividade, não só a produção do queijo, mas também toda a exploração agropecuária», que promovem a bio-diversidade e a sustentabilidade dos territórios, relevando que territórios ocupados com actividades produtivas (…) «é território protegido contra a erosão e a propagação de incêndios», por isso defendeu que (…) «esta gente tem que ser remunerada pelos serviços ambientais e pela protecção que fazem ao país».

A concluir, José Francisco Rolo enfatizou que (…) «no momento em que degustam uma fatia de queijo, pensem que naquela fatia estão saberes intemporais, estão histórias de vida, há ali vidas inteiras de pastores e de queijeiras. Cada fatia de queijo é um hino ao labor de cada pastor e de cada queijeira. Em cada fatia de queijo há um pedaço de vida de gente que ama esta actividade e quer continuar com esta actividade». «Estamos cá para aplaudir e para lhes dar força e dinamismo económico. Esta feira é a demonstração disso mesmo».

Dando nota de que (…) «esta é uma festa que vai para além do concelho», a vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, manifestou o desejo que com este tipo de eventos, o queijo possa ser uma (…) «porta de entrada» para usufruir de todos os outros produtos e recursos que a Região Centro tem. «Queremos transformar o queijo também num produto cada vez mais turístico», destacou.

Reconhecendo o “valor acrescentado” do produto, Anabela Freitas, não escondeu que (…) «os territórios têm que ganhar dinheiro com o turismo», pelo que este – queijo – (…) «é um recurso que tem que ser potencializado», associando-se à candidatura a Património Imaterial de UNESCO porque, sublinhou (…) «vem qualificar o destino».

Reconhecendo que a Feira/Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital (…) «é um momento impar para a promoção da nossa região», o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), destacou que o certame também potencializou a taxa de ocupação hoteleira da região, sublinhando ainda a importância do certame para a economia local.

Para Emílio Torrão (…) «cada queijo ajuda a alimentar uma família. A sua produção ajuda a alimentar uma comunidade. E, no final, essa comunidade ajuda a alimentar a economia de uma região», frisou, afirmando como nota final, que (…) «esta Feira é vida».

De destacar a confecção da maior pizza de requeijão e doce de abóbora preparada pela “Pizzaria L’Artista”, e que teve pendor social, com parte do valor angariado a ser canalizado para o Banco de Recursos Socais de Oliveira do Hospital, bem como a preparação do mega requeijão pelas queijeiras do concelho.

De salientar que durante os dois dias da maior a Feira/Festa do Queijo Serra da Estrela, Oliveira do Hospital foi palco de diversas manifestações culturais, onde não faltaram os momentos musicais, com grupos locais e “estrelas” da rádio e televisão.

No sábado, o certame foi tema do programa “Terra a Terra” da TSF, e no domingo teve honras televisivas com a transmissão em directo do programa “Somos Portugal” da TVI.

UNESCO

No decorrer da sessão de abertura, José Francisco Rolo revelou que várias entidades, nomeadamente a autarquia, a ANCOSE, a ESTRELACOOP, estão irmanadas (…) «num grande projecto regional» para elevar o Queijo Serra da Estrela à classificação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como “Património Imaterial da Humanidade”.

«Isto é importante para proteger e valorizar a actividade dos pastores e das queijeiras», vincou.

Festa pode passar a três dias

Em directo para o programa “Somos Portugal”, José Francisco Rolo deixou no ar a possibilidade do certame ganhar mais um dia, passando assim para três dias de festa, começando à sexta-feira, com (…) «cultura e actividades que façam chegar mais cedo os visitantes para depois desfrutarem de um fim-de-semana de festa do Queijo». Para tal vai contribuir a finalização da requalificação da Zona Histórica da cidade, que vai disponibilizar (…) «um novo centro cívico».