Com um novo conceito – festival de música, gastronomia, encontro e diversão – a edição deste ano da EXPOH vai proporcionar grande animação aos visitantes, mas acima de tudo quer afirmar-se como “ponto de encontro” regional.
Esta é uma edição que tem mais um dia de animação – de 4 para 5 -, e segundo anunciou o presidente do Município, quer ser (…) «um evento virado para a componente familiar e para a juventude» que abranja um público (…) «da serra ao mar», e que conta, desde já, com a participação das comunidades intermunicipais das Beiras/Serra da Estrela e de Viseu/Dão Lafões, dos distritos da Guarda e Viseu, respectivamente.
«Queremos promover o convívio familiar e atrair o máximo de jovens. A aposta musical revela essas ambições, visto que é uma oferta dedicada aos vários públicos. É um evento importante para a Região de Coimbra», sublinhou José Francisco Rolo.
O autarca acredita que a EXPOH é uma alavanca natural para promoção turística, pelo que a gastronomia, a natureza, os circuitos de BTT e a animação (…) «são vertentes que podem ser exploradas para atrair pessoas».
Cinco dias de concertos com muita animação e convívio
No primeiro dia (26 de Julho) é dedicado aos artistas de Oliveira do Hospital, com a realização da iniciativa “Soltem Talentos” (palco 2), e Gustavo Reinas. Já nos restantes dias, destaque para as actuações de Grupo AF e P*ta da Loucura, a 27 de Julho, Julinho KSD e Kiss Kiss BangBang, a 28 de Julho, Carolina Deslandes e djs Irmãos Coragem, a 29 de Julho, e João Pedro Pais e Deejay Zé Avécalhos, no último dia (30 de Julho).
No sector da gastronomia, o espaço de restauração vai ser alvo de diversas alterações – este ano s “tasquinhas” são exploradas pelas colectividades desportivas do concelho – e o evento manterá a aposta numa zona “gourmet”, onde o público poderá degustar alguns dos principais produtos de excelência de Oliveira do Hospital, como o queijo Serra da Estrela, a doçaria regional, os enchidos, os licores e vinhos do Dão.
A EXPOH 2023 terá novamente uma “street food”, exclusivamente dedicada à chamada comida de rua, e um “loungebar”.
Para as crianças, e com vista a atrair visitantes das mais diversas faixas etárias, a organização do certame promete muitas novidades, incluindo a criação de uma “Kid Zone” e uma zona de lazer.
Num tempo em que a inflação provocada pela guerra na Ucrânia continua a gerar vários problemas no seio de muitas famílias portuguesas e dos municípios, o autarca frisou que a EXPOH 2023, voltará a ser (…) «um investimento sustentável e terá sempre em conta um cartaz económico e acessível». «Queremos uma EXPOH virada para a juventude e com muito boa onda». «Esperemos que as pessoas venham e desfrutem do melhor que temos no Município”, disse, realçando que espera cerca de 30 mil pessoas durante o certame.
«Vamos ter grandes noites e grandes concertos. Tudo isto aliado à nossa gastronomia. O convite fica feito para todas as pessoas que tiverem disponibilidade de comparecer», afirmou José Francisco Rolo.
De realçar ainda que os bilhetes de acesso à EXPOH são grátis no primeiro dia. Nos restantes dias têm um preço diário de três euros, sendo que o bilhete geral (para os dias todos) pode ser adquirido por 10 euros. O horário de funcionamento da EXPOH é das 18H00 às 04H00.
(com vídeo na página do fecebook de A COMARCA DE ARGANIL)