OLIVEIRA DO HOSPITAL: EXPOH “foi um assinalável sucesso em todas as frentes”

O Secretário de Estado do Turismo visitou o certame. Na foto, com autarcas e directores e docentes da Escola Profissional EPTOLIVA

A edição de 2024 da Feira Regional de Oliveira do Hospital abriu portas na passada quarte-feira e terminou este domingo. Foram cinco dias “inesquecíveis” para os milhares de pessoas que passaram pelo Parque do Mandanelho.

A inauguração do certame contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do vice-presidente da CIM-Região de Coimbra, Luís Paulo Costa, e no decorrer da sessão inaugural, o presidente do Município oliveirense salientou algumas novidades da EXPOH, como o crescimento do espaço, apresentando-se nesta edição (…) «renovada e reinventada», destacando o ramo automóvel e o imobiliário.

«Este ano a EXPOH está maior. Renovámos o espaço de restauração, de actividades lúdicas, e renovámos o espaço de promoção de produtos e eventos locais com um novo conceito: o OhTaberna que é simultaneamente um espaço de promoção dos saberes e sabores das freguesias e do seu calendário de eventos», mas também (…) «porque somos um concelho que sabe receber e que acolhe bem as mais de 25 nacionalidades que hoje temos presentes nas nossas escolas, decidimos dar a conhecer as oportunidades no sector imobiliário para quem chega todos os dias a Oliveira do Hospital».

Por seu lado, Luís Paulo Costa – CIM Região de Coimbra – fez notar que a EXPOH é um evento (…) «que traz alegria e espelha a dinâmica do concelho», sendo por isso (…) «um grande festival para as famílias», conciliando a oferta de gastronomia a um bom cartaz de animação.

A terminar a sessão, Pedro Machado sustentou que a EXPOH (…) «é uma marca na região», e no caso da presente edição do certame, porque soube associar o “conhecimento” – com a presença das várias escolas e níveis de ensino disponíveis no concelho – e o setor empresarial que, tendo em conta o número de PME´s Líder no concelho comparativamente a outros concelhos do litoral, é sinónimo (…) «que há um fosso que se esbateu em termos de competitividades destes territórios».

A terminar, o Secretário de Estado do Turismo agradeceu o contributo que a EXPOH dá á marca Região de Coimbra e á marca Portugal.

Este domingo, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital fez o balanço dos cinco dias do certame.

«Nós tínhamos dito que esta edição seria inesquecível. E de facto ela tem sido inesquecível, pelo que tenho que agradecer a participação e a alegria de todos os visitantes do certame, pelos números avassaladores, pela quantidade de pessoas que vieram ao Parque do Mandanelho.

Esta é uma EXPOH que é para lembrar… noites fantásticas, um ambiente de grande descontração. Casa cheia… com a zona de concertos a abarrotar, pelo que as expectativas foram superadas.

Tenho ouvido repetidamente: “Parabéns! A EXPOH está espectacular!” Ouço isto de todo o lado, e por isso apenas posso dizer, obrigado.

Obrigado a quem fez a EXPOH grande. O público tem vindo de todo o lado, de toda a região… de Coimbra, de Lisboa… mas acima de tudo, nota-se um ar de felicidade, de descontração, um ar de realização.

Por isso acho que fizemos e construímos um evento inesquecível», explicou.

Questionado sobre o crescimento do certame, José Francisco Rolo garantiu que, do ponto de vista de festival – com música, gastronomia, vinhos – (…) «está consolidado. Mas podemos crescer, e crescer muito, até porque este ano tivemos esse exemplo: crescer para o lado de fora (do Parque do Mandanelho) – sector automóvel -, mas pode continuar a crescer para o lado empresarial captando outros sectores a participar e a engrandecer a Feira.

Mas devo reconhecer que a edição deste ano é um marco, porque, sem qualquer dúvida, foi um assinalável sucesso em todas as frentes, e parafraseando o Secretário de Estado do Turismo, a EXPOH, assumidamente, “é uma marca de Oliveira do Hospital”».